Isaura Daniel, enviada especial
Brasília – O acordo-quadro entre o Mercosul e Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), que dará início às negociações por um tratado comercial entre as duas regiões, vai ser assinado até o final da cúpula de países árabes e sul-americanos, que começa amanhã em Brasília.
A confirmação foi feita hoje (9) pela manhã pelo presidente do Conselho, Abdul Rahman Bin Hamad Al-Attiyah, durante a abertura do Encontro Empresarial, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O encontro, que conta com a participação de 1.250 empresários, entre árabes e sul-americanos, ocorre paralelamente à reunião dos chefes de estado.
De acordo com a ministra de Relações Exteriores do Paraguai, Leila Rachid de Cowles, que também participou da solenidade de abertura, o documento possivelmente será assinado na quarta-feira, último dia da cúpula.
Além de Leila e Al-Attiyah, participaram da solenidade de abertura o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, o ministro da Indústria e Comércio da Argélia, El Hachemi Djaaboub, o vice-ministro de Relações Exteriores do Peru e representante da Comunidade Andina, Armando Lecaros, e o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), Antonio Sarkis Jr.
A abertura foi conduzida pelo secretário-geral de Relações Exteriores do Brasil, Samuel Pinheiro Guimarães.