Da redação*
São Paulo – O setor de seguro saúde da Arábia Saudita cresceu 62% nos últimos dois anos. Segundo o diretor-geral da companhia de seguros Arabian Shield Cooperative Insurance Company, Basem Auda, o mercado saudita movimentou 7 bilhões de riais (US$ 1,8 bilhões) em 2007 e deve ultrapassar 8 bilhões de riais (US$ 2,1 bilhões) este ano. As informações são do site Gulf News.
O setor corresponde a 32% do mercado total de seguros do país. É a categoria de seguro que apresenta a mais alta taxa de crescimento anual da Arábia Saudita, de acordo com Raid Al Tamimi, vice-CEO da seguradora Cooperative Health Insurance Company (Taawuniya).
Segundo Al Tamimi, o governo da Arábia Saudita decretou a obrigatoriedade de seguro saúde para os cidadãos expatriados que trabalham no país e suas famílias. O sistema está agora se expandindo para atender aos cidadãos sauditas.
Atualmente, quase 3 milhões de sauditas e estrangeiros são beneficiários do sistema de seguro saúde no país. "É pouco, se comparado ao crescimento na população de nativos e expatriados", afirmou Auda.
Nove companhias de seguros possuem licença para operar na Arábia Saudita. Outras onze estão aguardando autorização do governo, ainda segundo o Gulf News.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum