São Paulo – A música, a dança, a arte e a culinária do Catar poderão ser vistas pelo público de São Paulo a partir desta quinta-feira (18) até domingo (21), no Parque Villa Lobos, na capital paulista. As atrações integram a “Qatari Week SP”, que traz ao Brasil uma mostra da vida cultural e social do país do Golfo.
“Vamos apresentar nos próximos dias uma parte da cultura do Catar. Outra parte, apresentaremos em novos eventos”, destacou Faleh Al-Hajri, vice-ministro da Cultura do Catar, durante visita à Câmara de Comércio Árabe Brasileira, ocorrida nesta quarta-feira (17). Al-Hajri, Rafah Barakat, chefe do projeto do Ano Cultural Brasil-Catar 2014, e uma delegação de 16 artistas foram recebidos por Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe, e Silvia Antibas, diretora de Cultura da entidade.
“A Câmara Árabe instituiu um departamento de Cultura muito ativo por saber da importância de mostrar a cultura dos países árabes para fortalecer as relações com o Brasil”, destacou Antibas. Alaby ofereceu todo o apoio da Câmara Árabe na realização dos eventos do ano cultural entre os dois países.
O vice-ministro afirmou que foram escolhidos os melhores artistas do país para vir ao Brasil e deu destaque à música do país. “Nossa música é diferente, nossos artistas têm muitas obras bonitas, há a comida do Catar que será mostrada no evento. Nossa música soará incrível para o povo brasileiro. Nossa música se parece com o samba, mas com um jeito árabe”, disse.
De acordo com Barakat, a semana cultural catari levou três meses para ser preparada. “Vamos mostrar muito da cultura do Catar, como o café e seu preparo, o artesanato, um workshop sobre festa de casamento. Vamos servir comida, mostrar joias. Vamos ter muitas atividades divertidas, além de pintura de henna e exibição de como se prepara a comida do Catar”, contou.
Ela ressaltou ainda o êxito que as atividades do Ano Cultural vêm tendo em outras cidades brasileiras. “Tivemos um grande sucesso em Belém, Brasília e Rio de Janeiro. Agora, em São Paulo, queremos fazer mais e mais”, apontou. A semana promovida em São Paulo faz parte do Ano Cultural Brasil-Catar, que é celebrado ao longo de 2014 e inclui ações do tipo em diversos municípios do País.
A chefe do projeto cultural também comentou sobre o interesse que a cultura de seu país desperta nos brasileiros. “As pessoas são muito curiosas para saber como os casamentos acontecem no mundo árabe. Elas fazem muitas perguntas. Tivemos seminários em escolas em Belém, que foram muito interessantes para nós. Falamos sobre a mulher no Catar. As pessoas acham que, no Catar, as mulheres só ficam cuidando dos filhos, e não, elas estão trabalhando. Eu, por exemplo, sou a gerente de um grande projeto entre o Catar e o Brasil”, destacou.
Ciência para estudantes
Outro evento do Ano Cultural Brasil-Catar 2014 que acontece a partir deste mês, no estado de São Paulo, é o Programa 1001 Invenções, projeto educacional que mostra a ciência produzida pela civilização árabe e islâmica da Antiguidade.
O lançamento do programa no Brasil acontece dia 23 deste mês, no Instituto Butantã, na capital paulista, e contará com a presença do governador do estado Geraldo Alckmin (PSDB). O projeto educacional visa mostrar as invenções criadas há mais de mil anos por muçulmanos e contar a história destas criações e de seus criadores.
“Haverá uma apresentação ao vivo sobre ciência, que terá interpretações com um grupo de voluntários se passando por cientistas e falando sobre as invenções árabes do passado”, revelou Malak Hassan, especialista em projetos da Autoridade de Museus do Catar, entidade que organiza o Ano Cultural.
Após o evento de lançamento, que será exclusivo para convidados, as apresentações do programa serão levadas a diversas escolas da rede estadual de ensino.
Serviço
Qatari Week SP
De 18 a 21 de setembro
Parque Villa-Lobos
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto dos Pinheiros, São Paulo – SP
Atividades são gratuitas e acontecem das 11h às 17h