São Paulo – Um seminário vai mostrar as oportunidades de negócios e investimentos na Jordânia na próxima terça-feira (03/04) na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista. O encontro apontará tanto as possibilidades para empresas brasileiras no país árabe quanto para companhias jordanianas no Brasil. Haverá espaço na programação para networking.
“A ideia do seminário é colocar empresários dos dois países em contato porque, dessa forma, criam-se novas oportunidades, novas ideias e novos empreendimentos conjuntos”, afirmou à ANBA o embaixador da Jordânia no Brasil, Malek Twal.
O seminário terá participação de delegação jordaniana que representa os setores de comércio e indústria do país. O grupo, com cerca de 20 pessoas, será liderado pelo presidente da Câmara de Comércio da Jordânia, Nael Al Kabariti, que também é o presidente da União das Câmaras Árabes.
O embaixador Twal afirma que as relações entre a Jordânia e o Brasil são historicamente muito boas e sólidas, mas o comércio e os investimentos não refletem essa amizade. “Os investimentos são quase inexistentes e a balança comercial é mínima”, afirma o diplomata jordaniano. Ele acredita que o seminário contribuirá para mudar essa realidade, aumentar a balança comercial e os investimentos.
“É uma delegação grande que reflete o interesse genuíno da Jordânia em aumentar as relações de investimento e comércio com o Brasil”, disse Twal, sobre o grupo de jordanianos que estará no Brasil e que também participará do Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, que ocorrerá na véspera (02/04), na capital paulista.
O Brasil teve receita de US$ 223,6 milhões com exportações para a Jordânia no ano passado e a Jordânia faturou US$ 7,51 milhões com vendas ao Brasil. Apesar dos números pouco expressivos, os envios brasileiros ao país árabe avançaram 453% nos últimos dez anos, enquanto que os jordanianos cresceram 79,2%, segundo dados divulgados pela Câmara Árabe.
O seminário deve abrir espaço para a intensificação dessas relações. O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, afirma que a Jordânia tem vários interesses em comum com o Brasil, entre eles a sustentabilidade e a produção de games. A Jordânia é famosa por transformar games para o idioma e a cultura árabe e o Brasil tem produção na área.
Hannun cita ainda como setor que pode ser explorado nas relações com a Jordânia o de construção, já que o país está investindo bastante na área, e lembra que a Jordânia é considerada um entreposto na região e tem acordo de comércio com a União Europeia.
A executiva de Negócios Internacionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, acrescenta que o país árabe é produtor de cosméticos e tem uma indústria farmacêutica forte, o que pode interessar ao Brasil como importador. Já o mercado jordaniano é atraente para as empresas brasileiras, pois é comprador de alimentos e importa gado vivo. Ela diz que a Jordânia tem ambiente seguro para investimentos. “E tem mão-de-obra qualificada e jovem”, afirma.
As inscrições para empresas interessadas em participar do seminário estão abertas e são gratuitas. Além de representantes da Câmara de Comércio da Jordânia, também participam do encontro representantes da Câmara de Comércio de Amã. As duas entidades, assim como a Embaixada da Jordânia no Brasil, apoiam a realização do seminário “Oportunidades de Negócios e Investimentos na Jordânia” pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Serviço:
Seminário Oportunidades de Negócios e Investimentos na Jordânia
Dia 03 de abril, às 9h30
Auditório Câmara Árabe
Avenida Paulista, 283 – 11º andar – São Paulo – SP
Inscrições abertas e gratuitas para empresas
Inscrições: https://bit.ly/2GTEJTL