São Paulo – A senadora brasileira Mara Gabrilli (PSD-SP) foi eleita na terça-feira (11) para integrar o Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas. A eleição ocorreu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, durante a 17ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores.
Gabrilli foi escolhida para o mandato 2025-2028 após campanha com apoio do Itamaraty. Especialista em direitos humanos e defensora da inclusão, em especial das pessoas com deficiência (PcD), Gabrilli terá no comitê o seu segundo mandato. Ela já fez parte de 2019 a 2022. O comitê atua na implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e é formado por peritos independentes.
Mara Gabrilli
A brasileira foi uma das nove pessoas eleitas. A disputa renovou metade das vagas do comitê. Além de Gabrilli, foram escolhidas pessoas da República Dominicana, União Europeia, Jamaica, Japão, Mongólia, Marrocos, Nigéria e Uruguai. Do Marrocos o eleito foi Abdelmajid Makni, formado em Ciências Políticas e líder de instituições e iniciativas pela inclusão e direitos das PcD em seu país.
Leia também:
Mauro Vieira: “Estamos sempre dispostos a ajudar”