Da redação
São Paulo – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sepúlveda Pertence, vai acompanhar as eleições presidenciais nos territórios palestinos, que serão realizadas no domingo (09). Segundo informações do TSE, ele foi convidado pela Comissão Central Eleitoral da Autoridade Nacional Palestina (ANP).
Pertence embarca para Ramallah, na Cisjordânia, amanhã (05), acompanhado dos ex-ministros do TSE, Torquato Jardim e Fernando Neves, e do juiz eleitoral Paulo de Tarso Tamburine, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais.
De acordo com o TSE, os juristas brasileiros poderão auxiliar as autoridades palestinas em assuntos como reclamações de candidatos. Segundo informações do tribunal, existe a possibilidade dos palestinos utilizarem as urnas eletrônicas fabricadas no Brasil a partir das eleições legislativas que vão ocorrer em maio.
Ainda de acordo com o TSE, a ANP considerou importante a presença dos magistrados por causa da experiência do Judiciário brasileiro no campo da cooperação eleitoral em países da América Latina, na Guiné Bissau, Timor Leste e Haiti.
Mineiro de Sabará, Pertence tem 67 anos e, além de presidir o TSE, é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta corte do Brasil, que ele presidiu entre 1995 e 1997. Ele já havia sido presidente do TSE entre junho de 1993 e novembro de 1994.