Cairo – O novo chefe do Setor Comercial da Embaixada do Brasil no Cairo, Fernando Bastos, conversou com representantes do Escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira na capital egípcia nesta semana sobre setores que podem ser impulsionados dentro do comércio Brasil-Egito e sobre a integração e a cooperação que a embaixada e o escritório podem realizar para o desenvolvimento das relações comerciais entres os países.
Fernando Bastos assumiu o cargo recentemente e uma das suas primeiras atividades foi uma visita à sede da Câmara Árabe no Cairo. Participaram do encontro o diretor regional do Escritório da Câmara Árabe no Egito, Michael Gamal, e a diretora de Relações Internacionais e Governamentais do escritório, Rania Hagrass. Pela embaixada brasileira, além de Bastos, esteve presente o ministro-conselheiro Bernardo Brasil.
Bastos disse que na reunião há oportunidades promissoras para aumentar as exportações de café do Brasil para o mercado egípcio. Segundo ele, bananas e pimenta-do-reino também podem ser exportadas, especialmente porque o mercado egípcio é um grande importador desses produtos e eles são comprados pelo país árabe de nações asiáticas, que não têm acordos de livre comércio com o Egito, como é o caso do Mercosul, bloco do qual o Brasil faz parte.
Gamal disse que já existe uma tendência de que o Egito importe bananas do Brasil, especialmente depois que o produto entrou na faixa de reduções alfandegárias estipuladas no acordo do Mercosul. Isso ajudou a reduzir o custo de importação para os compradores egípcios, em comparação com o restante dos países latino-americanos.
No encontro, eles discutiram também várias possíveis ações, como participação coordenada em feiras internacionais e organização de missões comerciais brasileiras ao Egito. Um dos assuntos foi como garantir uma forte participação brasileira na Food Africa, feira do setor de alimentos cuja próxima edição serão em dezembro no Cairo. Gamal sugeriu a realização de reuniões B2B para empresas brasileiras durante a exposição e falou do interesse egípcio em receber também missões comerciais brasileiras de setores como madeira e algodão.
O diretor regional da Câmara Árabe no Cairo destacou a importância da realização de conferências e visitas brasileiras a Alexandria, onde está localizado um grande número de importadores, membros da Câmara de Comércio de Alexandria. Foi acordada a realização de um Dia do Café Brasileiro, na cidade, no segundo semestre de 2023.
Gamal ressaltou que o escritório regional da Câmara Árabe pode desempenhar um papel fundamental na facilitação da entrada de empresas brasileiras no mercado do Egito, ajudando-as a se cadastrar na Autoridade de Controle de Exportação e Importação do Egito, de acordo com a Resolução 43, que exige que as empresas se registrem nesse órgão antes que seus produtos entrem no país. Ele relatou a experiência do escritório neste sentido.
Tradução do árabe de Georgette Merkhan