Setor privado desaquece no Líbano

Índice que mede atividade do segmento caiu de 46 pontos em junho para 45,4 em julho.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – A atividade do setor privado encolheu no Líbano, segundo pesquisa feita pela IHS Markit com patrocínio do Blominvest Bank. O Índice Gerente de Compras Blom (PMI) caiu de 46,0 pontos em junho para 45,4 pontos em julho. Abaixo dos 50 pontos sinaliza contração, segundo informações do site do Blominvest Bank.

Os pontos registrados no índice são os mais baixos desde outubro de 2016 já que a demanda para o setor privado segue moderada. A partir do PMI, a pesquisa projeta crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) inferior a 1% no Líbano no terceiro trimestre deste ano. O índice leva em conta fatores como novos pedidos, produção, emprego, entrega de fornecedores e estoque de compras no setor privado.

De acordo com o relatório publicado juntamente com a pesquisa pelo Blominvest, o setor imobiliário tem sido particularmente sensível ao ambiente econômico moroso, ofuscando o aumento de chegadas no setor turístico, e o déficit fiscal traz grande vulnerabilidade macroeconômica ao país árabe. O Líbano recebeu de janeiro a junho 853 mil turistas, com crescimento de 3,26% sobre igual período de 2017.

Joseph Eid/AFP

Publicações relacionadas