Sharjah – O emirado de Sharjah recebe entre os dias 28 de setembro e 08 de dezembro deste ano a mostra “A Busca por um Enigma Aberto”, no Al Hamriyah Studios, com trabalhos do artista brasileiro Antonio Dias (1944-2018). A notícia sobre o assunto foi publicada nesta segunda-feira (23) na agência de notícias dos Emirados Árabes, Emirates News Agency (WAM). A promoção da exposição é da Sharjah Art Foundation.
Nascido em Campina Grande, no estado da Paraíba, mas com boa parte da vida morando no Rio de Janeiro, Antonio Dias faz parte de uma geração de artistas brasileiros que na década de 60 rompeu com a pintura modernista figurativa e nacionalista para produzir uma estética inspirada na cultura de massa.
As obras de mídia mista do artista remetem ao início dos anos 1960 com críticas à ditadura militar que ocorria no Brasil. A partir dos anos 1980, Dias produziu pinturas abstratas renderizadas com pigmentos metálicos, tons vibrantes e formações dinâmicas. Até o fim da vida, ele seguiu criando com senso de humor.
Mostra
A exposição em Sharjah será a primeira individual de Antonio Dias na região. Ela será composta por seleção de obras feitas pelo artista dos anos 1960 até o o final de 1990, com curadoria de Hoor Al Qasimi, presidente e diretora da Sharjah Art Foundation, e Reem Sawan, assistente de curadoria da fundação.
Leia também:
Um relato do refúgio na literatura de cordel