São Paulo – Música árabe e alegria ritmadas ao som de derbake, daf, katem e tabla, é o que promete o projeto “Percussões”, com o cantor e percussionista libanês Shaker Akiki, que vai ocorrer nesta sexta-feira (13), no teatro Bella, em São Paulo. O espetáculo terá participação especial de mais quatro percussionistas, do músico sírio Michel Tahhan, coreografias das bailarinas de dança do ventre Anara Zapello, Karina Felli e do bailarino e músico Ahmad.
"Será um show de ritmos folclóricos com um conceito diferente, mas sem perder o brilho e a magia dessa cultura milenar. Vamos exibir um vídeo arte explicando de onde surgiu a percussão e contando uma pouco dessa história, via projetor, que também fará parte da cenografia”, explica Valéria Sbrissa, diretora e produtora do espetáculo. “Será uma apresentação vibrante, com a sonoridade que só os instrumentos de percussão conseguem traduzir”, destaca.
Segundo ela, o projeto deve ocorrer uma vez ao mês, sempre com um tema diferente, e foi elaborado para oferecer ao público uma intimidade com os ritmos e instrumentos de percussão. “A idéia é que seja uma grande oficina entre professores e alunos num ambiente de teatro”, conta.
Shaker Akiki é natural da cidade de Zahle, que fica na região das montanhas do Líbano, distante cerca de uma hora da capital Beirute. Ele cresceu ouvindo as melodias árabes cantadas pelo avô materno e tocadas no alaúde por um dos tios. “Desde criança eu ficava meio que hipnotizado pela música. Comecei a tocar percussão aos 10 anos de idade, a cantar alguns anos depois, e nunca mais parei”, conta o músico, que confecciona alguns de seus instrumentos, como o derbake de cerâmica.
No Líbano, Akiki montou banda e também tocou com a cantora libanesa Najwa Karam na década de 1990. O caçula de uma família de quatro irmãos veio ao Brasil a passeio, em 2001, para visitar a irmã mais velha, que morava em Curitiba, no Paraná, e acabou adotando o Brasil como sua segunda pátria.
“O brasileiro é um povo muito querido. Me senti em casa porque é um povo alegre e festeiro como a gente”, afirma. “Logo comecei a fazer shows em jantares, aniversários, casamentos e casa noturna, principalmente da comunidade árabe”, diz.
Akiki conta que viajou muito e fez muitas apresentações pelo sul do Brasil até que, em 2007, resolveu mudar para São Paulo. “Eu já recebia muitos convites para me apresentar aqui e achei que valia a pena mudar e, felizmente, está sendo um sucesso”, comemora. Assista abaixo vídeo com o artista.
Serviço
Percussões
Quando: Dia 13 de agosto
Horário: 20h30
Local: Teatro Bella (64 lugares)
Endereço: Rua Rui Barbosa, 399 – Bela Vista
Tel: +55 (11) 3283-2780
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00
Duração: 90 minutos
Contato
Shaker Akiki
Telefones: +55 (11) 8150-6487 e +55 (11) 7549-2095
E-mail: shakerakiki@hotmail.com