São Paulo – A Autoridade Pública de Comércio, Armazenamento e Processamento de Grãos da Síria abriu licitação para permuta de trigo. O país árabe precisa de 100 mil toneladas de trigo macio e em troca oferece 100 mil toneladas de trigo duro. As propostas de interessados, da Síria ou do exterior, devem ser entregues até o dia 28 de outubro deste ano. No Brasil, o trigo duro costuma ser usado para produção de bolos e biscoitos, e o mole para pães.
De acordo com informações divulgadas pelo consulado da Síria em São Paulo, a diferença de valor entre o trigo duro e o mole será paga em cada remessa, após a entrega do trigo mole e antes de carregar o trigo duro. São permitidas ofertas parciais, mas não inferiores a 25 mil toneladas. O prazo de entrega é de três meses a partir da notificação.
As ofertas devem ser apresentadas em envelope lacrado ao Gabinete Geral da Autoridade Pública de Comércio, Armazenamento e Processamento de Grãos, em Damasco. Elas serão abertas em sessão pública às 16 horas, no horário de Damasco, em 28 de outubro. As propostas precisam ser enviadas até às 15h30.
O trigo é um dos produtos agrícolas cuja plantação é incentivada pelo governo da Síria. A colheita local começou em junho (foto acima), mas foi interrompida por incêndios que se espalharam nas lavouras das regiões de Hasaka e Deir Ezzor, segundo informações publicadas na agência de notícias estatal síria, a Syrian Arab News Agency (Sana). Em reportagem sobre o tema, a agência cita como causa as altas temperaturas e possível ação de terroristas.
De acordo com informações da Sana, o país plantou na atual safra 1,97 milhão de hectares com trigo. O governo destinou recursos volumosos para a compra da safra e parlamentares aprovaram a destinação de 10 bilhões de libras sírias (US$ 45 milhões pela conversão atual) para quitar dívidas dos produtores no banco agrícola local.
Mais informações
Consulado da Síria em São Paulo
Telefone: + 55 (11) 3288-0060
Email: consiria.sp@terra.com.br