Damasco – No coração da Cidade Velha de Damasco fica a Escola Al-Jaqmaqiya, que abriga o Museu de Caligrafia Árabe, com inscrições em vários tipos de caligrafia nas paredes. Trata-se de um testemunho da cultura e da história da Síria, de acordo com notícia da agência oficial síria, a Syrian News Agency (Sana).
A Escola Al-Jaqmaqiya foi construída no século 15 por Sayf al-Din Jaqmaq, governador de Damasco, como uma instituição de caridade perpétua, em memória de sua mãe. Milhares de estudiosos árabes e muçulmanos se formaram na Escola Al-Jaqmaqiya, onde fica hoje o museu.
A diretora do Museu de Caligrafia Árabe, a pesquisadora Ilham Aziz Mahfouz, afirmou para a agência que a arquitetura da escola se distingue pela riqueza em pedra, madeira e vitrais que refletem os raios solares. O local contém exemplos da criatividade síria em cerâmica, vidro, moedas e couro, entre outros itens.
O Museu de Caligrafia Árabe também abriga uma tabela com o alfabeto árabe e suas etapas de desenvolvimento, uma inscrição em aramaico siríaco, pedras de basalto com versos de poesia e inscrições na escrita cúfica, sem pontos, oriunda do Monte Assis, em Palmira, entre muitas raridades.


