São Paulo – O ministro dos Transportes da Síria, Yarub Badr, e representantes do Banco Mundial realizaram na quinta-feira (5) uma reunião para discutir uma cooperação técnica e de investimentos para projetos no setor de transportes. A prioridade do país árabe é reabilitar a rede ferroviária, essencial para o comércio e o crescimento da atividade econômica.
De acordo com informações do ministério, Badr apresentou projetos estratégicos, entre os quais uma linha férrea para transportar fosfato a partir da cidade de Homs para o porto de Tartous. O país detém uma das maiores reservas mundiais de fosfato. Badr também apresentou outra linha férrea, para transporte de contêineres desde o porto de Latakia até o porto seco de Sheikh Najjar, em Aleppo. Um outro ramal até a fronteira com a Turquia também foi tema das discussões. As três linhas já existem, mas precisam de investimentos.
Segundo a agência de notícias síria Sana, essa reunião com o Banco Mundial é parte de um esforço do país árabe em buscar apoio técnico e financeiro internacional para desenvolver a sua infraestrutura de transportes. O objetivo, informou a agência, é garantir eficiência do transporte ao mesmo tempo em que se apoiam planos de reconstrução e investimentos.
Leia mais:
Síria recebe 80% mais turistas em 2025


