São Paulo – A Síria deve plantar, neste ano, 1,6 milhão de hectares com trigo, de acordo com informações da agência de notícias Syrian Arab News Agency (Sana), com base em um informe do Departamento de Produção Vegetal do Ministério da Agricultura do país. Do total, 752 mil hectares são de trigo irrigado.
O plantio de trigo na Síria esteve a todo vapor no mês de janeiro e no final do mês já haviam sido plantados 1,48 milhão de hectares, segundo o Departamento de Produção Vegetal. O trigo cultivado sem irrigação soma 859 mil hectares. O desempenho da safra deste ano deve depender das chuvas do mês de maio.
No ano passado, a produção de trigo do país árabe recuou devido a problemas de clima, como a seca, e pragas, como ferrugem amarela. Dados do Ministério da Agricultura da Síria indicam uma safra 17% menor no ano passado, com 3,08 milhões de toneladas colhidas.
A expectativa era colher 4,5 milhões de toneladas. Apesar de não ter uma produção tão volumosa, a Síria exporta trigo. A necessidade de importação ocorre apenas quando a safra fica entre 2 milhões e 2,5 milhões de toneladas. Aí então o país compra trigo da Rússia.
O país tem um plano de investimentos na agricultura, que inclui a oferta de recursos do governo para produtores que querem trocar o modo tradicional de cultivo dos produtos pela irrigação. A agricultura, segundo informações da Sana, responde por 25% do Produto Interno Bruto do país e por 30% da força de trabalho.