São Paulo – Técnicos do Ministério da Agricultura da Síria e do Banco Mundial realizaram uma videoconferência para discutir um plano de retomada da agricultura da Síria. De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (18) pela agência de notícias da Síria (Sana), o principal tema da conversa foi um programa de apoio que atenda às prioridades da agricultura síria.
As discussões abrangeram planos para a recuperação da produção de pistache e da infraestrutura para produção de azeite, entre elas áreas de plantio de azeitonas e de processamento do fruto para produção do azeite. Os desafios enfrentados pela pecuária também foram assunto do encontro e deverão ser incluídos no futuro plano de recuperação.
Da reunião participaram, também, a responsável pelo setor agrícola para Síria e Líbano no Banco Mundial, Isabelle Liou, e o vice-ministro da Agricultura da Síria, Bassel al-Suwaidan. Ele disse que o setor requer ampla recuperação, além da introdução de tecnologias que permitam o uso eficiente da água. Liou afirmou, por sua vez, que estudos estão em andamento para identificar pontos fortes e fracos da agricultura síria, além de analisar quais são os potenciais e os insumos básicos necessários para o setor, que é considerado estratégico para a recuperação da Síria.
Leia mais:
Economia da Síria mostra sinais de recuperação


