São Paulo – O Ministério das Relações Exteriores informou hoje (18) que o chanceler Celso Amorim assinou um acordo com o Hospital Sírio-Libanês (HSL), de São Paulo, para promover cooperação técnica entre a instituição de saúde e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão vinculado ao Itamaraty. O objetivo é promover ações na área médica em países em desenvolvimento.
Conforme a ANBA antecipou em setembro, o HSL já promove intercâmbio no setor de saúde em países árabes, com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Representantes do hospital estiveram recentemente na Síria para dar início a um programa na área de transplantes de fígado com a Universidade de Damasco.
De acordo com nota do Itamaraty, o HSL desenvolve, em parceria com o ministério, projeto de cooperação com a Palestina. Recentemente, os hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, também de São Paulo, anunciaram o envio de profissionais de saúde ao Haiti para ajudar no combate à epidemia de cólera que atinge o país caribenho.