Cláudia Abreu*
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São Paulo – A pitangueira no interior da construção dá o tom ao negócio. No Clube de Estilo, showroom de marcas de moda em São Paulo, as peças de 16 estilistas dividem espaço com o bom gosto da construção, uma casa portuguesa, tombada pelo Patrimônio Histórico, e reformada pelos irmãos Fábio e Fernando Sabonge Cunha. O Clube está lá desde junho de 2006, recebendo compradores de moda de todo o Brasil e do exterior. Cerca de 380 lojas compram as coleções ali apresentadas.
Fábio e Fernando também já fizeram incursões por Paris, estiveram por lá em setembro deste ano, durante a semana de moda francesa. Além de compradores europeus, venderam para o Líbano e Emirados Árabes Unidos. A primeira remessa de roupas e acessórios chega aos países árabes em dezembro. Foram vendidos cerca de 10 mil euros em mercadorias.
A história do Clube de Estilo começou em 2003. O primeiro trabalho importante do grupo foi com a designer de calçados Francesca Giobbi. Os irmãos Sabonge Cunha, que têm ascendência libanesa – Sabonge na verdade era Sabag, mas erraram no cartório –, ajudaram no desenvolvimento da marca de Francesca e botaram banca, estrearam em grande estilo na Paralela Gift, feira que reúne produtos de design e contemporâneos e acontece todos os anos em São Paulo. "Colocamos um garçom circulando pelo evento, chamando os clientes para o nosso estande", conta Fábio Cunha, que também colou adesivos no seu jipe para chamar a atenção dos passantes. O resultado foi pra lá de positivo, esperavam vender mil pares de calçados, venderam 3,5 mil.
O sucesso na Paralela abriu espaço para um projeto mais audacioso: sair do bairro do Itaim, também em São Paulo, e mudar para uma casa que juntasse moda, arte e integrasse diversos públicos, como compradores de moda, estilistas, jornalistas e artistas. "O lugar tinha de ser charmoso, a casa precisava ser grande e a região tinha de permitir o comércio", explica Cunha. A tarefa não foi nada fácil até que os irmãos Cunha encontraram a pitangueira. Isso mesmo: a paixão pela árvore levou-os à decisão de apostar na casa de arquitetura portuguesa, com um belo vitral e escadarias em mármore. A reforma, coordenada pelo arquiteto Alexandre Skaf, foi em tempo recorde, cerca de 40 dias. Foi pensada dentro do conceito de respeitar a pitangueira e integrar os ambientes.
Em junho do ano passado, com mais ou menos 20 marcas expostas, foi inaugurado o novo endereço da Casa de Estilo. Nomes conhecidos como os estilistas Lorenzo Merlino e Daniele Mabe e a marca Les Gazelles dividem a casa com gente nova e criativa como Thayna Ribas e até marcas estrangeiras, como a Fly London, de calçados. Cada marca tem o seu espaço, são araras arejadas que permitem o olhar mais atento e o contato com as peças e os acessórios. A seleção dos expositores é feita com cuidado, não basta ser criativo. "É preciso ter infra-estrutura, talento, modelagem e qualidade", explica Fábio. A infra-estrutura conta muitos pontos, principalmente, para quem quer exportar. "Para vender para o exterior é preciso ser capaz de produzir e entregar o produto na data correta", completa.
Fábio Cunha também conta que o comprador estrangeiro é diferente do brasileiro. "Eles não gostam muito da proximidade com o vendedor, gostam de manter a distância", afirma. É preciso ter tato para saber a hora certa de convidar para um cafezinho, por exemplo. No início de novembro, a Casa de Estilo recebeu compradores da Rússia, Estados Unidos e Colômbia que deram nota aos produtos. A visita fez parte de um programa da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) em parceria com a Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex), que traz compradores estrangeiros ao país. Segundo Cunha, uma das vantagens é que a nota dos compradores ajuda quem vêm às compras, pois o comprador fica sabendo quem é quem, que tipo de moda se oferece. "Isso é bom, pois, assim ninguém perde tempo", completa.
Eventos
O Clube de Estilo realiza quatro eventos importantes por ano no espaço. São o preview de inverno e a coleção de inverno, o preview de verão e a coleção de verão. Os eventos acompanham o calendário de moda paulista, os previews acontecem no mesmo período da Casa de Criadores, que sempre traz novidades e lança novos nomes no mercado. Este ano, por exemplo, o Clube de Estilo firmou uma parceria com a empresa Puma e a Casa de Criadores para capacitar e viabilizar comercialmente novos designers.
Cinco novas marcas que desfilaram na Casa de Criadores tiveram espaço no showroom do Clube de Estilo entre os dias 19 e 29 de novembro, entre elas Ianire Soraluze. A estilista levou às passarelas uma coleção anos 50, usou estampas florais, mangas bufantes, casacos largos, laços de cetim, cores suaves e muitas plumas. Marcas mais antigas da Casa de Estilo, como a Diva, por exemplo, que teve algumas peças vendidas aos árabes em setembro, em Paris, também apresentaram suas coleções na Casa de Criadores. Renda, cetim de seda, tecidos dourados e muitos bordados foram usados na concepção da coleção preview de inverno.
SPFW
Já as coleções inverno e verão seguem a São Paulo Fashion Week. Para 2008, além do SPFW, o Clube de Estilo vai marcar presença também no Fashion Business, no Rio de Janeiro. "E vamos novamente à Paris, a intenção é aumentar o número de marcas para sete ou nove – em setembro o Clube apresentou cinco marcas aos compradores estrangeiros. Além de Diva, Daniele Mabe, Pat Falcão, T.Arrigoni e Daniella Zylbersztajn", diz Fábio Cunha.
Contato
Clube de Estilo
Tel: + 55 (11) 3081-0001
*Colaborou Anita Xavier