Algérie Presse Service*
Argel – A empresa petrolífera argelina Sonatrach anunciou nesta quarta-feira (21) a descoberta de duas novas reservas petrolíferas e de gás natural no campo de Berkine, na região leste da Argélia.
As novas descobertas foram feitas exclusivamente pela Sonatrach, sem a participação de parceiras estrangeiras, segundo nota da empresa. Analises técnicas em dois poços de teste perfurados mostram que as novas reservas Zettah e Zemoul El Kbar estão a 4,92 mil metros de profundidade e permitem produção em três áreas distintas.
Uma das reservas tem capacidade de produção de 10 metros cúbicos de petróleo por hora (m3/h) e 4.137 m3/h de gás natural, a segundo tem capacidade de 18,27 m3/h de petróleo e 8.636 m3/h de gás, e a terceira com 6.209 m3/h de gás e 1 m3/h de condensados de gás natural, segundo informa empresa.
Perfil
Segundo a página de internet da empresa, a Sonatrach opera nos setores de pesquisa, exploração e transporte petrolífero e na transformação e comercialização de hidrocarbonetos e seus derivados. A empresa também opera nos setores de geração elétrica, de energias renováveis e de dessalinização de água do mar.
A Sonatrach é a maior empresa da áfrica, a 12ª maior petrolífera do mundo e também a segunda maior exportadora mundial de gás natural liquefeito (GNL) e de gás liquefeito de petróleo (GLP) e a 3ª maior exportadora de gás natural. As atividades da empresa correspondem a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país árabe africano. O grupo emprega 120 mil pessoas.
*Tradução de Mark Ament com informações da redação da ANBA