Algérie Presse Service*
Argel – A petrolífera argelina Sonatrach e a Holding Suhail Bahwan (SBGH), de Omã, assinaram esta semana um acordo para a construção e operação de uma fábrica de amônia e uréia em Orã, cidade localizada 432 quilômetros a oeste de Argel.
Chamada El Djazairia El Omania Lil Asmida, a nova fábrica terá 51% de participação da SBGH e 49% da Sonatrach. Ela será erguida em uma área de 90 hectares na zona industrial de Arzew e deve entrar em operação em 43 meses. A capacidade de produção deve alcançar sete mil toneladas de uréia ao dia e quatro mil toneladas de amônia. O contrato de produção é de longo prazo.
O projeto permitirá com que a Sonatrach ingresse na produção de fertilizantes. A nova fábrica receberá investimento de US$ 2,4 bilhões, dos quais 65% a 70% serão financiados por bancos argelinos. Os 30% a 35% restantes serão pagos com fundos das próprias empresas.
Segundo o vice-presidente da Sonatrach para atividades de exploração, Abdelhafid Feghouli, também estão sendo desenvolvidos três outros grandes projetos petroquímicos em parceria com empresas estrangeiras: um projeto de amônia e uréia do grupo egípcio Orascom, uma planta de etileno e olefinos para a indústria em parceria com a francesa Total e um complexo de metano com o consórcio internacional Almet, que inclui a Qurain, do Kuwait, a argelina Sotraco, a japonesa Mitsui, a alemã Lurgi e a PPSL (empresa de Trinidad e Tobago especializada em unidades de produção de metanol).
*Tradução de Mark Ament