São Paulo – O Brasil está entre os países que fazem parte de um plano de expansão internacional de empresa da Argélia em 2024. Em entrevista concedida a um programa de televisão local, o CEO da estatal argelina de petróleo Sonatrach, Rachid Hachichi, afirmou que neste ano a companhia assinou 16 contratos para exportação de petróleo e seus derivados.
Alguns dos mercados alcançados por estes contratos, disse, foram Alemanha, República Checa e Croácia, que foram destino de gás natural, além de Índia, Brasil e a costa oeste dos Estados Unidos, que receberam petróleo.
Parcerias para investir em petróleo
Hachichi indicou que neste ano há uma “forte” procura por petróleo e gás da Argélia “apesar de uma situação geopolítica particular”. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) do Brasil, as exportações de petróleo e derivados da Argélia para o mercado brasileiro entre janeiro e julho deste ano somam US$ 675,7 milhões.
Na entrevista, Hachichi afirmou também que há interesse de grandes empresas de energia em investir no setor petrolífero e energético da Argélia. Disse ainda que o grupo incentiva parcerias internacionais para distribuição de investimentos, sobretudo em exploração, que tem custos elevados.
Leia também:
Brasil envia 10 mil toneladas de frango à Argélia