Algérie Presse Service*
Argel – A empresa petrolífera e de gás natural da Argélia, Sonatrach, anunciou o recebimento de um novo navio transportador de gás liquefeito de petróleo (GLP) do tipo Medmax (Mediterranean Maximum Size – Porte Máximo para o Mediterrâneo). O nome da embarcação é Sheikh El Mokrani e ela tem capacidade para transporte de 74,365 metros cúbicos de gás. Seu comprimento é de 220 metros e o navio foi construído no estaleiro japonês Universal Shipbuilding Corporation TSU Shipyards.
A entrega do navio foi feita na cidade japonesa de Tsu e foi acompanhada pelo CEO da Sonatrach, Mohamed Meziane. A embarcação foi adquirida em parceria com a empresa japonesa Itochu (25% de participação) e sua subsidiária de navegação Mitsui O.S.K.Lines (25%), e pelas Argelinas Sonatrach e Hyproc Shipping Company, subsidiária da petrolífera que opera no setor de navegação.
Cada uma das empresas argelinas tem 25% de participação no navio. As quatro empresas formaram uma joint-venture chamada Mediterranean LNG Transport Co (MLTC), cujo papel é administrar o navio.
Outra embarcação com a mesma capacidade, que se chamará "Sheikh Bouamama", será entregue no próximo ano, segundo a Sonatrach. Ambas as compras fazem parte de uma estratégia específica da Sonatrach para transportar com embarcações próprias 35% do gás vendido até 2010 e 50% até 2015.
O porte das embarcações permite com que elas atraquem em quase todos os terminais de gás no mundo, principalmente no Mediterrâneo e Europa, de acordo com a empresa argelina.
*Tradução de Mark Ament