Algérie Presse Service*
Bamako (Mali) – A empresa petrolífera Sonatrach International Petroleum & Production (Sipex), assinou nesta sexta-feira (9), em Bamako, um acordo para exploração petrolífera na bacia de Taoudenni, no Mali, país da África ocidental.
A empresa argelina vai investir no Mali ao menos US$ 11,6 milhões. O contrato foi assinado pelo ministro das Minas, Energia e Água do Mali, Ahmed Diane Semega, e pelo diretor executivo para atividades internacionais da Sonatrach, Mohamed Benhamou.
Pelo contrato, a Sipex vai executar por quatro anos estudos geológicos e geofísicos em Taoudenni e também vai perfurar poços no bloco. A Sipex é uma subsidiária da empresa petrolífera estatal da Argélia, a Sonatrach, e opera em projetos de exploração e desenvolvimento fora do país norte-africano.
O Mali tem população de 11,7 milhões de pessoas, segundo informa o World Factbook da CIA. O país tem PIB de US$ 14,59 bilhões e consome atualmente 4,3 mil barris de petróleo ao dia. O Mali importa a totalidade do petróleo que consome.
*Com informações da redação. Tradução de Mark Ament