São Paulo – A marca Star Cosmetics, fundada pela egípcia Rasha Shelbaya, está levando adiante um plano para que o negócio retome o patamar anterior à covid-19 até o final deste ano. A companhia de cosméticos foi criada e consolidada no Brasil, mas também tem alcance em países como Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Omã e Líbia.
Durante a pandemia, a companhia atravessou momentos difíceis. A CEO da empresa explica que viu o mercado de cosméticos parando em diversos locais desde 2020 e que foi preciso frear o ritmo nos pontos da marca no Brasil e outras nações. “Tentamos cortar as despesas ao máximo, diminuindo as horas de trabalho dos funcionários por um período de três meses e mudando nosso escritório grande para um menor”, explicou a empresária.
Para recuperar as perdas financeiras, a egípcia traça, ainda, novas estratégias para voltar a trabalhar com um plano de expansão horizontal. “Começamos a retomar o trabalho em meados de 2021 com 40% de nossa potência e agora estamos apostando em estar em 70%. Pretendemos que até o final de 2022 estejamos de volta com 100% de força”, contou ela.
Entre as ferramentas para retomar os patamares anteriores ao coronavírus estão as mídias sociais. A própria Shelbaya é influenciadora e vem usando sua experiência pessoal nas páginas da marca. “Isso me ajudou a estar mais próxima dos clientes e entender suas necessidades, checando o mercado para manter o plano mais confiável para os clientes”, declarou.
Novos produtos
A Star Cosmetics também está trabalhando para abrir novos mercados. A empresa pretende diversificar os países onde atua e, para isso, registrou seus produtos em plataformas como a Cosmetic Product Notification Portal (CNPN), da Europa, e em órgãos como a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos.
No período da pandemia, Shelbaya viu muitas empresas fecharem ao redor do mundo. “Respirei fundo e pensei na aventura que passei para vir ao Brasil como investidora há sete anos”, afirmou ela, que se inspirou em tecnologias brasileiras para desenvolver as composições dos produtos para diversos tipos de cabelo. “Agora estou ansiosa para continuar meu caminho enquanto a situação melhora”, continuou a egípcia.
Passado o período mais agudo, a CEO quer agora passar uma mensagem para os empresários que estão sofrendo com questões econômicas. “Não desista dos seus sonhos e objetivos. Você só precisa ser paciente para alcançá-los”, concluiu.