São Paulo – A Federação Internacional de Futebol (Fifa), anunciou nesta sexta-feira (25) que o Sudão do Sul é o mais novo integrante da instituição. O país, que passa a ser o 209º membro da federação de futebol, foi aceito por 98% dos delegados da Fifa em uma votação realizada no congresso anual da instituição, em Budapeste, na Hungria.
Em comunicado, a Fifa afirma que o Sudão do Sul foi beneficiado por reformas realizadas na instituição que permitem que um país seja aceito como membro mesmo sem cumprir os dois anos de espera necessários para aprovação de novos integrantes.
O Sudão do Sul se tornou independente do Sudão em julho de 2011. Pouco antes, em fevereiro, havia se tornado membro da Confederação Africana de Futebol (CAF). Desde então, tornou-se elegível para participar da Fifa, desde que cumprisse o período de espera.
O Sudão do Sul poderá, agora, disputar as eliminatórias para a Copa Africana de Nações de 2015, que será realizada no Marrocos, e para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.