São Paulo – O ministro do Petróleo do Sudão, Awad Ahmed Eljazz, irá assinar dois memorandos de entendimento no Brasil para cooperação na área de energia. O primeiro será assinado ainda nesta terça-feira (05) com a Secretaria de Energia do Estado de São Paulo. O segundo será firmado esta semana, em Brasília, com o Ministério de Minas e Energia.
Eljazz esteve nesta manhã em visita à Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, acompanhado do embaixador sudanês em Brasília, Abd Elghani Elnaim Awad Elkarim, e de uma delegação de representantes governamentais e empresariais de seu país. A delegação foi recebida pelo diretor-geral Michel Alaby, por Ramez Goussous, assessor do Conselho da Câmara para Relações Institucionais e Internacionais, e por Daniel Hannun, diretor da instituição.
Em entrevista à ANBA, Eljazz contou que o acordo com o governo paulista é resultado de um encontro com o secretário de Energia, José Aníbal, ocorrido na segunda-feira (04).
“Todos concordamos que existe muito em comum entre o Sudão e o Brasil. O Sudão é cheio de recursos em energia, petróleo, gás. O Sudão também está trabalhando duro na indústria de açúcar. Então, concordamos em começar a fazer negócios”, afirmou o ministro.
O memorando, com validade até o final de 2016, prevê que os dois governos cooperem nas áreas de energia renovável; treinamento técnico e tecnológico em açúcar e etanol; cogeração de energia e condicionamento de ar usando gás natural; tecnologia em biocombustível, biogás e bioeletricidade; produção e exploração de gás natural em terra; e distribuição de gás. O acordo inclui ainda troca de experiências e visitas técnicas entre as duas partes.
“Vamos assinar este memorando de entendimento, no qual ambas as partes vão trabalhar para se beneficiar dos recursos aqui e lá. Isto vai abrir caminho para cooperação em diferentes áreas energéticas entre o Sudão e o Brasil”, destacou Eljazz.
Ainda nesta terça, Eljazz e a delegação sudanesa seguem para Brasília. Na agenda do ministro, além da assinatura de um acordo semelhante com o Ministério de Minas e Emergia, há ainda um encontro com um banco local. Na quinta, a missão segue para o Rio de Janeiro, onde terá reuniões com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com a Petrobrás e outras empresas do setor de petróleo e gás.
BTG Pactual
Durante a visita à Câmara Árabe, a delegação sudanesa se encontrou com representantes do banco de investimentos BTG Pactual. Na reunião, os sudaneses falaram sobre seus setores de energia, açúcar e bancos e convidaram os empresários brasileiros a visitar seu país.
“O banco já tem uma presença significativa na África por meio de nosso investimento em uma joint-venture com a Petrobrás. Ficamos interessados em ouvir quais são as oportunidades e o potencial de investimentos no Sudão, tanto na área de petróleo e gás quanto em outras áreas, como açúcar, etanol e o setor financeiro. Ficamos bem impressionados com o que vimos e agora temos que estudar”, destacou Vittorio Perona, sócio e responsável pela cobertura de Petróleo e Gás da instituição.