Secretários-gerais dos ministérios das Relações Exteriores dos dois países lideraram encontro bilateral nesta quarta-feira (26), em Doha, no qual foi tratado do avanço da cooperação em várias frentes.
diplomacia
Ministro da Fazenda falou sobre a economia brasileira em sua intervenção em conferência do FMI na Arábia Saudita, onde teve também reuniões com ministros locais, na qual discutiram investimentos, comércio e cooperação.
Brasil assume presidência temporária do grupo em janeiro e pretende aproveitar a liderança para buscar entendimento em temas como mudanças climáticas, redução da pobreza e governança da inteligência artificial, segundo o embaixador Eduardo Saboia.
Embaixada promoveu evento nesta semana na capital federal para celebrar Data Nacional do Catar, quando embaixador Ahmad Mohammed Alshebani falou aos convidados sobre o país e os últimos fatos do relacionamento com o Brasil.
Em parceria com a Câmara Árabe, Embaixada do Brasil nos Emirados promoveu evento para celebrar a Independência do Brasil e os 50 anos de relação com a nação árabe. Diplomata Sidney Leon Romeiro disse que história entre os dois países é de sucesso.
A embaixadora do Egito no Brasil, Mai Taha Khalil, cumpre agenda focada em negócios na capital paulista nesta semana. Recebida por lideranças da Câmara Árabe, ela disse que as relações Brasil-Egito se desenvolvem bem no campo político, mas precisam avançar em comércio e investimentos.
Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e do Egito, Badr Abdelatty, se encontram na Rússia e tratam do evento que será no Brasil em novembro, além do conflito no Oriente Médio.
Em artigo enviado para a ANBA, o embaixador Ahmed Swar, encarregado de Negócios da Embaixada do Sudão em Brasília, faz um recorrido pela história do seu país até o desenvolvimento das atuais atividades econômicas e convida investidores brasileiros a entrarem no mercado do Sudão.
Embaixada do Bahrein e Câmara Árabe promoveram evento em São Paulo na quinta-feira (26) como parte das comemorações dos 50 anos da relação diplomática do país árabe com o Brasil. Banda Musical do Bahrein se apresentou com cantos e músicas da região.
Nota de ministérios detalha os pagamentos a organizações internacionais realizados neste ano pelo Brasil, entre eles para ONU, FAO, OEA, OMS e Mercosul. Contribuições reafirmam compromisso do País com o multilateralismo e a cooperação internacional, segundo governo.
Embaixada saudita realizou evento em Brasília para comemorar o 94º aniversário do país e o relacionamento diplomático com o Brasil. Os dois países possuem forte comércio e têm investimentos recíprocos em crescimento.
No mês em que se celebra a Independência do Brasil, o embaixador do Bahrein, Bader Abbas Alhelaibi, escreve artigo destacando a contribuição brasileira no cenário internacional ao longo da história.
Após reuniões com ministros e assinatura de memorando com o Conselho de Cooperação do Golfo, chanceler brasileiro afirma que foi aberta etapa de estreitamento do diálogo político de alto nível com a região. Em entrevista exclusiva à ANBA, Mauro Vieira disse que Brasil tem uma posição política invejável no Golfo.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, participou de reunião do Conselho de Cooperação do Golfo, em Riad, nesta segunda-feira (9). Segundo Itamaraty, diálogo político e relações econômicas com o bloco são prioridades da política externa do presidente Lula.

