Governo egípcio inicia nova fase de racionalização de gastos, adiando novos projetos que tenham componente em dólar e gastando apenas em necessidades essenciais.
Egito
Cooperativa Nater Coop exportou quatro contêineres ao Egito e deve embarcar outros quatro aos Emirados até fevereiro.
Em discurso, o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira destacou o trabalho a ser feito para que o País volte a ocupar seu lugar de protagonismo na comunidade internacional, e falou sobre a retomada das relações com a América Latina e Caribe e com a África.
Felipe Kaizer pesquisa e produz culinária do Oriente Médio, além de pratos que levam frutos do mar. O chef foi influenciado por sua avó materna, que nasceu e viveu no Cairo, Egito.
Uma missão comercial com 43 companhias do Egito foi realizada na Arábia Saudita nesta semana. O mercado saudita responde por 7,5% das exportações de alimentos do Egito.
Instituições egípcias trabalham em parceria com agência alemã no projeto. País quer aumentar participação no comércio internacional do setor.
Segundo Omar Khan, a Câmara de Comércio de Dubai já tem escritório em 12 países, como México, Brasil e Etiópia, e pretende elevar esse número para 27 até o final de 2023.
Diretora de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar (foto abaixo), fala ao podcast da ANBA sobre a participação do setor privado brasileiro na Conferência do Clima das Nações Unidas.
Em conferência no Cairo, o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, falou sobre o potencial do Egito para atrair investimentos brasileiros.
Autoridade Aduaneira do Egito e Câmara de Comércio Árabe Brasileira assinaram memorando com plano de ação para iniciar processo que visa uso de sistema eletrônico no comércio entre Brasil e Egito.
Em entrevista à ANBA na COP27, o ministro do Meio Ambiente disse que aliança entre Brasil, Congo e Indonésia, que detêm as três maiores florestas tropicais do mundo, será benéfico e gerará troca de conhecimento. Leite falou também sobre a criação do mercado de créditos de metano e fez um balanço da conferência no Egito.
O presidente eleito informou nesta quinta-feira (17) que o pavilhão do governo federal voltará a abrigar todos os brasileiros a partir da próxima Conferência do Clima, sejam eles do governo, do setor privado ou da sociedade civil. COP28 será em Dubai, em novembro do ano que vem.
Em seu discurso na COP27, o presidente eleito afirmou que o Brasil quer voltar a cooperar com os países mais pobres com investimentos e transferência de tecnologia e ajudar na luta contra a fome no mundo. Ele enfatizou que o combate à mudança climática terá prioridade em seu governo.
Governo egípcio celebrou acertos durante a COP27 para estabelecimento de projetos na Zona Econômica do Canal de Suez com empresas locais e internacionais.

