São Paulo – As tâmaras da marca Date Crown, da empresa Al Foah, dos Emirados Árabes Unidos, já são consumidas em quatro estados do Brasil e no Distrito Federal. O produto foi lançado oficialmente no mercado brasileiro nesta quarta-feira (04) pela empresária Julia de Biase, em almoço no qual a fruta foi parte dos ingredientes dos pratos servidos.
As tâmaras da Al Foah começaram a chegar ao varejo brasileiro em janeiro deste ano e podem ser encontradas em pontos de venda na Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Em Minas Gerais elas serão oferecidas em breve, de acordo com Biase. A venda ocorre em lojas de produtos naturais, empórios e supermercados.
Biase importou inicialmente seis toneladas de tâmaras por meio de sua trading De Biase & Presbiteris Ltda. e pretende fazer novo pedido em breve. Ela está otimista quanto ao futuro do comércio das tâmaras no mercado brasileiro e começou um trabalho de educação do consumidor a respeito do produto, não muito difundido no País.
Inicialmente estão sendo comercializados dois tipos de tâmaras: a Fard, que é menos doce e pode ser comprada em embalagens de 250 e 500 gramas, e a Khalas, mais suculenta e vendida no Brasil em pacotes de um quilo. Na gama de produtos comercializados também está o xarope de tâmaras, que é considerado o “mel” do produto.
Segundo Biase, as tâmaras são naturais e orgânicas, além de não terem adição de açúcar, glúten ou gordura. Elas também são halal, produzidas de acordo com regras islâmicas. A empresária afirma que o trabalho no mercado brasileiro acabou de começar e que ela pretende levar os produtos não apenas para os consumidores da classe A, mas também para os da B e da C. “Quero chegar a todos os consumidores”, diz.
Os planos incluem ainda importar mais dois tipos de tâmaras – a Al Foah produz oito tipos – e distribuí-las no Brasil também com damasco, pistache e cobertas de chocolate. Julia de Biase é representante da empresa dos Emirados para a América do Sul e pretende comercializar as tâmaras e o mel em outros países da região.
O lançamento oficial das tâmaras Date Crown para o mercado brasileiro ocorreu em almoço para a imprensa no Clos Restaurante, na capital paulista, no qual o chef André Ahn preparou desde o couvert e as entradas, até o prato principal e a sobremesa contendo tâmaras ou seu mel. Um jantar está previsto para a noite desta quarta para empresários.
O cônsul geral dos Emirados em São Paulo, Ibrahim Salem Alalawi, esteve no lançamento e afirmou que as tâmaras significam não apenas comida em seu país, mas também cultura. Ele contou sobre o consumo que passa de geração para geração. “Trazer as tâmaras não é só trazer um produto, mas também uma cultura”, disse, comparando o fato com a sensação que ele teve quando comeu açaí em Dubai.
Julia de Biase contou sua história empreendedora. Ela deixou para trás a carreira de arquiteta quando começou a importar perfumes dos países árabes há cerca de nove anos e abriu a Al Zahra, empresa da área. Quando se voltou também para as tâmaras, no ano passado, Biase afirma que resolveu trazer para o Brasil o produto da “melhor empresa do mercado do Oriente” do setor.
Contato:
Trading De Biase & Presbiteris Ltda
Telefone: +55 (11) 99976-6502
Email: info@alfoahdates.com ou juliadebiase@globo.com
Site Al Foah: www.alfoah.com