São Paulo – O clube de compras Sam’s Club, com lojas em todo o Brasil, agora vende tâmaras do tipo khalas da marca Date Crown, da Al Foah, empresa dos Emirados Árabes Unidos. O Sam’s Club foi vendido para o grupo Carrefour do Brasil em meados deste ano e os supermercados da rede Carrefour já oferecem a fruta seca árabe desde maio. O negócio foi fechado pela representante da Al Foah no Brasil, Julia de Biase (foto acima).
Julia contou à ANBA que o comprador do Sam’s Club verificou o produto que já estava exposto no Carrefour e se interessou em comercializar as tâmaras. “Nossa tâmara é seca e não precisa de refrigeração, o que traz praticidade, e nós desenvolvemos em conjunto uma embalagem exclusiva para o Sam’s Club, no formato pouch de 500 gramas. Eles queriam uma embalagem bonita e prática, que mantivesse o produto selado”, disse Julia. No Carrefour, as tâmaras Date Crown são embaladas a vácuo.
A embalagem desenvolvida traz informações em inglês e árabe. “Quiseram manter a comunicação visual em árabe e inglês para mostrar que o produto é importado e completamente novo no mercado brasileiro”, informou Julia.
O contrato foi assinado em julho para a introdução das tâmaras khalas nas 43 lojas da Sam’s Club. O primeiro contêiner chegou no final de outubro e as tâmaras chegaram às unidades no fim de novembro. “Em três semanas, tivemos uma venda muito alta e grande aceitação. Semana passada, solicitaram um novo contêiner”, contou a empresária.
Julia de Biase trabalha com as tâmaras da Al Foah desde 2017 e afirma que a tâmara não é só uma fruta sazonal da época do Natal, mas uma superfood que pode ser consumida diariamente. “Entrar no Sam’s Club para nós é uma vitória, e também vamos iniciar as vendas na rede Big e Bom Preço, que também foram compradas pelo grupo Carrefour”, contou.
Outros dois contêineres de tâmaras Date Crown foram encomendados pelo grupo Carrefour. Um deles já chegou ao Porto de Santos e uma parte da carga será distribuída nas lojas do grupo no Paraná e Rio Grande do Sul. O outro contêiner irá direto para o Porto de Suape e irá abastecer lojas nos estados de Pernambuco e da Bahia.
“Este movimento está sendo muito importante e decisório para as tâmaras. Antigamente, só se falava em tâmara dentro da cidade de São Paulo, e agora a fruta está cada vez mais se espalhando pelo Brasil e os brasileiros estão se familiarizando, um sinal de que o consumo aumentou bastante”, disse Julia. Ela espera que com essa conscientização do consumidor brasileiro, o mercado de tâmaras no Brasil cresça ainda mais.
As lojas do Sam’s Club vêm fazendo degustações das tâmaras para as pessoas conhecerem melhor o produto.