Tereza Cristina dá palestra na Câmara Árabe

Ministra da Agricultura vai falar sobre a importância dos países árabes para o setor na próxima segunda-feira, em São Paulo.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, dará palestra sobre “A importância dos Países Árabes na Agricultura Brasileira” na próxima segunda-feira (26), das 09 às 11 horas, no auditório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo.

“Para nós é uma honra receber a ministra Tereza Cristina na Câmara Árabe, celebrando a continuidade de um trabalho conjunto que tende a render muitos frutos, e também será uma ótima oportunidade para os associados e empresas terem um contato direto com a ministra, quando poderão tirar dúvidas para agilizar soluções e facilitar os negócios”, disse o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun.

A ministra viajará a alguns países árabes em setembro. A agenda ainda não está definida, mas há possibilidade de ela visitar Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Kuwait. Cristina pretende verificar a possibilidade de introdução de novos produtos nos mercados árabes, como lácteos e frutas, e conversar com os sauditas sobre a exportação de carne de frango. Ela deu entrevista exclusiva à ANBA sobre o assunto.

Os países árabes são o principal destino das exportações brasileiras de proteína animal – carne bovina e de frango – e o segundo maior destino da agricultura brasileira. De 2008 a 2019, a participação do o agronegócio passou de 60% para mais de 75% de tudo o que o Brasil exporta para os árabes.

Historicamente, os produtos do agronegócio brasileiro mais exportados para os árabes são carnes de frango e bovina, açúcar, cereais, oleaginosas e café. De 2009 a 2018, as vendas do agronegócio brasileiro aos árabes cresceram, em média, 2,3% ao ano. Em 2018, as exportações somaram US$ 8,12 bilhões.

Os países árabes compraram cerca de 10% do total exportado pelo Brasil em 2018, atrás apenas da China. Mais da metade dos alimentos consumidos pela população árabe é importada, o que faz com que a região esteja entre os principais importadores mundiais do agronegócio.

O evento é gratuito para associados e convidados. Para maiores informações, envie um e-mail para rsvp@ccab.org.br.

Serviço

Palestra “A importância dos Países Árabes na Agricultura Brasileira”
Com Tereza Cristina, ministra da Agricultura
26 de agosto, das 09h às 11h
Auditório da Câmara Árabe
Avenida Paulista, 283, 11º andar
São Paulo

Evaristo Sá/AFP

Publicações relacionadas