Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – O Brazsat Futebol Clube, de Brasília, contratou na semana passada seu primeiro jogador internacional, o iraquiano Ali Khaled Abu Taha, de 18 anos. O jovem, que passou os últimos quatro anos vivendo no campo de refugiados de Ruweished, na Jordânia, vem treinando agora para participar do Campeonato de Futebol Profissional da Série C do Distrito Federal, em junho. “Meu sonho é jogar num grande time brasileiro”, afirmou Taha.
O novo integrante do time chegou ao Brasil no final do ano passado junto com 116 refugiados palestinos que o governo brasileiro decidiu acolher. Desde novembro, Taha estava morando com seus pais em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, onde já jogava com colegas num time amador. “Sou o primeiro jogador árabe no Brasil e estou muito feliz”, disse ele em português à ANBA. Taha ainda não domina o português de maneira fluente, mas já entende e fala muitas frases.
O contrato de Taha com o time é de dois anos. De acordo com o presidente do clube de Brasília, João Gilberto Vaz, foi um correspondente da TV Al Jazeera no Brasil que o informou sobre os jovens talentos palestinos. “Aí resolvi apostar e trazer o Ali para colocar no meu time”, disse Vaz. Segundo ele, a vinda de Taha vai abrir uma nova fase de negócios entre o Brasil e os países árabes. “Muitos brasileiros saem daqui para jogar em times árabes. Agora, vamos mostrar que é possível fazer o contrário também”, afirmou.
Vaz acredita que Taha poderá crescer no futebol e ir para outros times maiores. “Nossa prioridade agora é treina-lo e mostrar que é possível adaptar um jogador árabe a um time brasileiro”, disse. O presidente do clube afirmou ainda que Taha será um exemplo para árabes e brasileiros de que é possível trabalhar em conjunto também no futebol.
Por enquanto, Taha está treinando diariamente das 15h30 às 18h, com folgas no domingo. Segundo o supervisor do time, Ricardo Beserra, o jovem está fazendo uma reabilitação física mais puxada nesses primeiros dias e está sendo bem trabalhado na questão da habilidade. “Preciso treinar muito e preciso de ajuda. Quero ficar famoso”, disse Taha. Os treinos são realizados no Clube da Associação dos Funcionários do Ministério das Relações Exteriores (ASMRE), onde está localizado o centro de treinamento da equipe.
O clube
A equipe Brazsat Futebol Clube foi fundada no ano passado e está apostando na edição 2008 do Campeonato de Futebol Profissional da Série C do Distrito Federal, que começa no dia 15 de junho. O clube, que leva o nome da empresa de seu fundador, Brazsat Commercial Space Services, da área de tecnologia, está buscando parcerias com o Oriente Médio e Europa.
O clube também pretende oferecer aos seus jovens educação e curso de inglês para aqueles que apresentarem potencial para jogar no exterior. Outra novidade do clube é começar a trazer atletas estrangeiros para a equipe. Entre os vários projetos, está a criação de um Torneio Internacional de Futebol Juvenil.