São Paulo – A transformação digital impulsionada pela pandemia já aponta também para desdobramentos no comportamento do consumidor, segundo o CEO da startup egípcia Robusta, Hussein Mohieldin. O especialista participou do webinar “Transformação Digital em tempos de crise: mudança e adaptabilidade”, promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, nesta quarta-feira (27), que foi acompanhado por 640 pessoas do Brasil e do exterior.
Para Mohieldin, a transformação que vem ocorrendo agora é muito mais abrupta do que as anteriores, quando outras tecnologias foram disseminadas pelas facilidades que seus usos geravam. “As pessoas começaram a usar smartphone por conveniência, porque conseguiam falar mais rapidamente. No entanto, agora a transformação digital está sendo motivada um pouco por conveniência e um pouco por medo. A transformação está sendo agressiva. Por exemplo, no Egito, já tínhamos operações de internet banking há alguns anos, mas a pessoa maioria das pessoas preferiam ir ao banco. Agora, estão sendo obrigadas a fazer online porque não podem sair de casa”, explica o CEO da startup que oferece soluções de e-commerce para empresas.
A Robusta atende marcas como Mondelez, Pepsico, P&G e observou um salto nos negócios por conta da pandemia da covid-19. “Há também mudanças no comportamento dos consumidores por vários produtos diferentes. As pessoas investindo mais em melhorias e menos em coisas prontas. Estão investindo mais em cozinhar, melhorar a casa, na família, estão passando mais tempo com os filhos. Isso afeta o comportamento do consumidor. Abre, para nós, grandes desafios e mais oportunidades de colaborações. É uma grande faca de dois gumes”, explicou o egípcio.
Para ele, a partir de soluções como o home office, as pessoas passaram ter um novo olhar sobre o uso da tecnologia no dia a dia. “Antes as pessoas se reuniam em um único local, geralmente escritório da empresa. Agora, que temos laptop e internet, as pessoas estão pensando ‘Por que ir ao escritório todos os dias se podemos fazer tudo por conferência online?’. Estamos trabalhando de casa há 60 dias, se conseguimos fazer isso, por que todo mundo ia ao escritório nessas cidades lotadas e gastamos tanto com os espaços? Por que não fazíamos de casa antes? Isso abriu muitas possibilidades e desafios também”, ponderou.
Para o empreendedor, a crise atual traz oportunidade de globalização. “Sempre tem os dois lados da moeda. Quando pensamos, por exemplo, na colaboração entre Brasil e países árabes, mais do que nunca ficou mais fácil trabalhar em um esquema em que tenhamos colegas do Egito, Brasil e Jordânia trabalhando juntos. A entrega dos projetos é mais fácil do que nunca. De repente, as pessoas começaram a discutir ideias sem necessidade de grande investimento, de gastar tempo e dinheiro em apenas uma reunião. Há uma grande oportunidade aqui”, ressaltou.
Mohieldin explica que muitas dessas mudanças já estão em andamento no Egito. Sejam nos processos de trabalho de empresas como Google e Facebook, globalizados e cooperativos, sejam no próprio comportamento de consumo. O egípcio lembra que já é possível observar a busca por educação online de qualidade para as crianças, serviços de saúde e ambientes e comunidades mais preparados para oferecer soluções melhores às famílias do país.
Também participaram da conferência virtual o cientista-chefe na The Digital Strategy Company e professor extraordinário da Cesar School, Silvio Meira, o presidente e o secretário-geral da Câmara Árabe, Rubens Hannun e Tamer Mansour, respectivamente. Além deles, participaram com perguntas o CEO na Solinftec, Rodrigo Iafelice dos Santos, Jacqueline Mendonça, CEO na Adélia Mendonça Cosmetics, e Alaa Kara Ali, CEO na Metro Brazil.
Leia mais sobre o conteúdo do webinar nas reportagens abaixo e conferência completa no YouTube
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