São Paulo – O novo primeiro-ministro da Tunísia, Habib Essid, anunciou nesta sexta-feira (23) os integrantes de seu gabinete. O anuncio ocorre quase três meses depois da eleição parlamentar de outubro, em que o partido Nidaa Tounes (“Chamado da Tunísia") teve o maior número de votos.
De acordo com agência de notícias estatal Tunis Afrique Presse (TAP), Essid declarou que seu governo será “de todos os tunisianos”. O gabinete será formado por 24 ministros, sendo três mulheres, um secretário-geral do governo e 14 secretários de estado, com seis mulheres entre eles. Segundo a agência de notícias africana Panapress, trata-se do maior número de cargos de primeiro escalão desde a independência do país, em 1956.
A Panapress acrescentou que o Nida Tounes ficou com uma dúzia de postos. A União Patriótica Livre (UPL), partido que o foi o terceiro mais votado no pleito de outubro, ocupará três ministérios. O Ennahda (“Renascença”), partido de orientação religiosa, ficou em segundo lugar na votação parlamentar.
Uma parcela dos cargos será ocupada por pessoas não ligadas a partidos políticos, de acordo com a Panapress. Essid afirmou que o governo reúne pessoas com experiência administrativa, técnicos, políticos e representantes da sociedade civil, segundo a TAP. A Panapress destacou que vários dos indicados vão ocupar pela primeira vez postos no governo e poucos são conhecidos do grande público.
Essid ressaltou que o governo está comprometido com a concretização dos objetivos da revolução que pôs fim ao regime de Zine El Abdine Ben Ali, em 2011, com a liberdade, a dignidade, com a consagração do processo democrático, e com garantir os benefícios do desenvolvimento socioeconômico para todas as parcelas da sociedade e todas as regiões do país, segundo a TAP.
A Panapress informou ainda que a composição do gabinete foi submetida ao presidente Béji Caïd Essebi, líder do Nidaa Tounes eleito para o cargo em dezembro, antes de ser anunciada.
Acesse o link abaixo para ver a lista dos indicados para as pastas (em francês):
http://www.tap.info.tn/fr/index.php/tap-services/41074-annonce-de-la-composition-du-gouvernement-habib-essid