Cairo – O Banco Central da Tunísia decidiu aumentar a taxa básica de juros nesta semana, de 6,25% para 7%, para enfrentar as pressões inflacionárias no país. O Conselho Administrativo do banco informou que reviu o cenário econômico e financeiro local já que os últimos dados mostram um aumento rápido e generalizado da inflação em todo o mundo, além de uma fraca recuperação do crescimento global, motivada pela crise oriunda da guerra entre a Rússia e Ucrânia.
Segundo o Conselho Administrativo do Banco Central da Tunísia, houve aumento rápido e sucessivo dos preços no país, com inflação anual na casa dos 7,5% em abril e 7,2% em março, frente aos 5% registrados em abril de 2021. No mês passado, a Tunísia teve a inflação mais elevada desde março de 2018.
O Banco Central tunisiano acrescentou que os preços estão aumentando de forma contínua, com crescimento quase que generalizado das cotações internacionais de matérias-primas e das perturbações nas cadeias de abastecimento alimentar, o que, por sua vez, agrava a crise. A instituição informou que muitos bancos centrais em todo o mundo estão apertando as suas políticas monetárias.
*Traduzido do árabe por Ahmed El Nagari