Isaura Daniel
São Paulo – A embaixada da Tunísia em Brasília está planejando uma série de ações para levar mais turistas brasileiros ao país em 2005. O embaixador Hassine Bouzid esteve reunido ontem (07) com representantes da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB) e de quatro operadoras e agências turísticas, em São Paulo, para discutir formas de incentivar as viagens de brasileiros à Tunísia.
Já foi acertada a realização de um próximo encontro com um número maior de operadoras de turismo e também com a imprensa especializada. A intenção é apresentar o potencial turístico tunisiano. Ainda como parte do plano, o Ministério de Turismo da Tunísia deverá levar, neste ano, um grupo de agências brasileiras para conhecer as principais atrações do país e depois difundi-las entre os seus clientes, no Brasil.
No ano passado, de acordo com o embaixador Bouzid, 1,5 mil brasileiros visitaram a Tunísia. O número é pequeno diante do universo de 5,3 milhões de turistas que estiveram no país no período. “Temos que tornar o turismo da Tunísia mais conhecido no Brasil. Queremos mostrar para o povo brasileiro que a Tunísia é um país particular, árabe e muçulmano, mas aberto, moderno, moderado, que não tem fanatismo religioso, não tem violência”, explica.
As ações planejadas durante a reunião de ontem, da qual também participaram o cônsul honorário da Tunísia em São Paulo e vice-presidente de Marketing da CCAB, Rubens Hannun, e representantes das empresas turísticas Expressway Tours, CVC, Soft Travel e Must Tour, devem ajudar a aumentar o fluxo.
Praias e mesquitas
De acordo com Bouzid, a Tunísia possui em torno de 800 hotéis, 70% deles de quatro a cinco estrelas, e 220 mil leitos. Há atrações para todos os gostos no país: desertos, cidades históricas, praias, mesquitas, museus. O Museu do Bardo, na capital, abriga uma das maiores coleções do mundo de mosaicos romanos, bizantinos e cartagineses.
A Medina de Tunís, parte da antiga cidade cercada de muros, é uma festa para os consumidores com vendas de vários tipos de artigos. Há em outras partes do país também atrações históricas, como o coliseu em El Djem, Patrimônio Mundial, onde ocorriam as lutas do império romano, e a Grande Mesquita de Kairouan, local por onde, segundo a tradição, passou o profeta Maomé.
A Tunísia também é conhecida pelos seus 1,2 mil quilômetros de praias mediterrâneas e pelas atrações culturais. O país promove uma série de festivais, como de jazz, música clássica, cinema, dança e teatro. No segundo semestre do ano, o Festival do Saara costuma levar milhares de pessoas à cidade de Douz, onde ocorrem corridas de camelo, apresentações artísticas, feiras e é servida muita comida típica.
De acordo com Bouzid, grande parte dos festivais ocorre nos meses de julho e agosto, quando a temperatura no país está entre 30 e 35 graus Celsius. É o período de alta estação. De maio a setembro, porém, e em dezembro e janeiro, também há um grande número de turistas no país.
De acordo com o embaixador Bouzid, a Tunísia também atrai pessoas interessadas em talassoterapia, tratamento de saúde feito com água do mar e areia. “Foi o segundo país do mundo, depois da França, a ter a talassoterapia”, diz.
Desde agosto do ano passado, os governo do Brasil e da Tunísia eliminaram a necessidade de visto para as viagens entre os dois países.
Mais negócios
Além da reunião com as agências de viagens, o embaixador tunisiano também se encontrou com o novo presidente da CCAB, Antonio Sarkis Jr. Os dois conversaram sobre como aumentar as relações bilaterais entre a Tunísia e o Brasil. Já foi planejada, para o mês de junho, na Tunísia, uma nova reunião do Conselho de Negócios dos dois países.
O grupo, que tem por objetivo trabalhar no crescimento das relações entre os dois países, foi criado em 2002 e é formado por 10 empresários e representantes de entidades empresariais da Tunísia e Brasil. A participação de tunisianos na Expo Abras, feira de supermercados que ocorreu no Rio de Janeiro no ano passado, por exemplo, foi um dos frutos do trabalho do Conselho.
Para a reunião do Conselho, em junho, devem ser programadas também atividades paralelas, como encontros de negócios, para empresários tunisianos e brasileiros. Desde a criação do grupo já foram realizadas duas reuniões.