São Paulo – A Tunísia ocupa a primeira posição no Maghreb e a segunda na África quanto à livre circulação de mercadorias. A classificação é do Fórum Econômico Mundial de Davos e figura na primeira edição do relatório mundial sobre o comércio divulgado pelo organismo.
A pesquisa se refere à livre circulação de mercadorias pelas fronteiras, segundo uma análise internacional das medidas simplificadoras dos intercâmbios comerciais entre os países. Segundo este relatório, a Tunísia ocupa a 49ª posição entre 118 países industrializados, emergentes e em via de desenvolvimento.
Na África, ela está em segundo lugar, após as Ilhas Maurícias. O relatório ainda classifica a Tunísia na 23ª posição (dos 118 países analisados) no que diz respeito ao ambiente dos negócios e 34ª em controle "bastante eficaz" das fronteiras.
O documento sugere, além disso, que "o investimento em infra-estrutura e utilização da comunicação e do transporte permitirá ao país aproveitar melhor as vantagens do comércio". As informações foram publicadas na agência de notícias africana Panapress.