São Paulo – O Banco Mundial vai emprestar US$ 50 milhões para a Tunísia ampliar as exportações e promover o comércio exterior, especialmente das pequenas e médias empresas do país. Segundo um comunicado do Banco Mundial divulgado na segunda-feira (16), as remessas de produtos tunisianos ao exterior são dominadas pelos produtos de baixo valor agregado, que não criam a quantidade de empregos necessária para a economia tunisiana.
Pelo “Terceiro Projeto de Desenvolvimento de Exportações”, o dinheiro será utilizado para aumentar a competitividade das empresas tunisianas, promover acesso a financiamento, criar um projeto de fabricação de produtos com alto valor agregado e encontrar novos mercados e apoiar o fortalecimento do Centro de Promoção das Exportações, órgão tunisiano para o setor.
“O projeto tem o objetivo de ajudar o país a recuperar o impulso econômico ao promover seu setor exportador para além do modelo atual, de montagem de produtos de empresas estrangeiras, para se tornar um exportador direto de mercadorias e serviços a uma ampla gama de mercados”, afirmou no comunicado do Banco Mundial o líder do projeto, Djibrilla Issa.