São Paulo – A trading tunisiana I3C+ participa das rodadas de negócios organizadas pelo Projeto Halal do Brasil, em São Paulo, representada por uma mulher: a gerente de vendas Jihed Ben Slama. Estão nas reuniões B2B oito empresas de sete nações muçulmanas. Em passagem pelo País, Slama elogiou a hospitalidade e os produtos locais e afirmou que está em busca de compradores e vendedores.
A I3C+ tem sede na Tunísia e nos Emirados Árabes atua na África, Oriente Médio, Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul. É parte de um grupo com outras empresas. Slama soube das rodadas de negócios por meio da Confederação das Empresas Cidadãs da Tunísia (Conect). Foi lá que ela ouviu falar do Projeto Halal do Brasil, uma parceria da Câmara de Comércio Árabe Brasileira com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para promoção dos alimentos e bebidas halal brasileiros no exterior. Halal são produtos feitos de acordo com as regras do Islã.
Interessada em café, açúcar e soja do Brasil para importar para a Tunísia e revender a países africanos, Slama se “candidatou” a participar do Projeto Comprador. Seus objetivos de parcerias no Brasil, disse, são variados: desde importar commodities para exportar para diversos países, inclusive da África, como também encontrar compradores brasileiros para fertilizantes negociados pela trading.
Objetivo de parcerias para compra e venda
“Se encontrar frango halal orgânico com preço competitivo, eu posso exportar para Dubai [nos Emirados Árabes Unidos]. Estamos abertos a novos negócios”, disse. Além dos fertilizantes, ela citou azeites e tâmaras como produtos que pode vender ao mercado brasileiro. Por outro lado, além de frango e commodities, mostrou interesse por alimentos industrializados derivados de milho e por biscoitos. Disse, também, que a empresa negocia tomates secos, alcaparras, azeitonas e alcachofras.
A comitiva do Projeto Comprador é formada por representantes de tradings e varejistas dos Emirados, Jordânia, Líbano, Omã, Catar, Tunísia e Malásia. Além das rodadas de negócios, os visitantes estrangeiros assistiram a palestras sobre oportunidades de negócios no Brasil e sobre a presença feminina nos negócios. “Fico muito feliz em ver mulheres de sucesso e sempre as encorajo. E me sinto muito motivada para desenvolver meus negócios e minha atividade”, afirmou.
Leia também:
Projeto Halal põe liderança feminina em evidência