São Paulo – O Brasil foi um dos países convidados da Arabian Hotel Investment Conference, conferência sobre investimentos no setor de turismo, que começou no último sábado (01), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos do Ministério do Turismo (MTur), Hermano Carvalho, falou da diversidade das regiões brasileiras e oportunidades de investimentos em função de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, durante painel apresentado hoje (03), último dia da conferência.
“Existe um interesse muito grande dos investidores árabes no Brasil. Eles têm uma verdadeira afinidade com o nosso país. Sabem o nome de muitos jogadores e de vários times brasileiros”, disse Carvalho. “Falar da diversidade do turismo é muito importante, pois o Brasil oferece grandes oportunidades não apenas no Rio de Janeiro e São Paulo”, afirmou.
De acordo com o diretor, hoje a estabilidade econômica é o grande diferencial do país. “O Brasil é uma nova força mundial principalmente em função do panorama econômico. Foi o primeiro país a sair e o último a entrar na crise mundial. Além disso, temos linhas de crédito de apoio ao turismo, como a ‘Pró Copa’, linha do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”, citou.
Realizada desde 2005, a conferência reuniu aproximadamente 600 representantes de toda a cadeia hoteleira dos países do Oriente Médio e Norte da África. O Brasil, por meio do Ministério do Turismo e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, é um dos patrocinadores do evento desde 2008.
O vice-presidente de Comércio Exterior da Câmara Árabe, Wladimir Freua, que participou da conferência, destacou que o Brasil precisa ser melhor observado pelos investidores. “O país de fato possui uma grande diversidade de destinos, desde as praias do Nordeste, passando pela Amazônia, Pantanal, até o sul do Brasil”, disse.
Nesta terça-feira (4), a delegação brasileira, composta por representantes da Câmara Árabe e do Ministério do Turismo, promove o Brazilian Investment Seminar, em Abu Dhabi, capital dos Emirados. “O Brasil está vivendo um momento extremamente ímpar e está preparado para receber investimentos, pois garante segurança jurídica para o investidor internacional”, afirmou Carvalho.