São Paulo – O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) assinaram um termo de cooperação técnica com o objetivo de incrementar a promoção dos destinos brasileiros de luxo no exterior. A assinatura aconteceu no começo de julho, durante o Salão do Turismo, em São Paulo.
De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), apesar de responder por apenas 3% do movimento de turistas, o turismo de luxo é responsável por 25% de toda receita gerada com o turismo no mundo.
A idéia da parceria é colocar os destinos e produtos brasileiros de luxo em evidência, com maior participação em feiras internacionais, publicação de materiais, promoção de workshops, convites a jornalistas e operadores estrangeiros especializados, realização de pesquisas e estudos sobre o setor, organização de caravanas com operadores de turismo para conhecer in loco destinos e produtos brasileiros.
Entre os principais destinos de luxo no Brasil estão as praias de Angra dos Reis, Paraty, Florianópolis e Fernando de Noronha, os destinos de natureza na Amazônia, Lençóis, Foz do Iguaçu, Chapada Diamantina, Lençóis Maranhenses, Pantanal e as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
"Hoje, o turista de luxo não busca apenas serviços de primeira qualidade, ele quer viver experiências únicas. E o Brasil, com sua diversidade cultural, natural, patrimonial, étnica e histórica, pode proporcionar essa experiência exclusiva e diferenciada para o turista estrangeiro", afirma a gerente de apoio à comercialização, Karem Basulto, em nota divulgada pela Embratur.
O termo inaugura uma nova forma de cooperação entre a Embratur e o setor privado que atua em segmentos turísticos específicos: o novo formato prevê parcerias sem repasse direto de verbas, com cooperação baseada na troca de informações e na utilização das ferramentas de promoção internacional do instituto.
A Embratur já participa anualmente da International Luxury Travel Market (ILTM) que acontece em dezembro em Cannes, na França. O evento reúne anualmente aproximadamente 3,6 mil profissionais especializados no segmento luxo no mundo.
Segundo o estudo ILTM Industry Report, viagens de luxo geraram 25 milhões de desembarques mundialmente e US$ 180 bilhões em gastos, ou cerca de US$ 7.200 por desembarque. Entre os maiores emissores de turistas de luxo no mundo estão os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Itália.