São Paulo – Para atrair mais turistas estrangeiros ao Brasil, a Embratur, instituto ligado ao ministério do Turismo, colocou no ar, na semana passada, sua nova campanha digital para divulgar o país no exterior. No total, 12 sites e portais vão veicular peças da campanha brasileira até o final do ano. Os investimentos somam R$ 3,9 milhões.
As peças da campanha variam de links patrocinados no Google e Yahoo, com direcionamento de buscas com três mil palavras chaves relacionadas ao Brasil, a displays de vídeos no Youtube, em grandes veículos de comunicação como o NY Times (EUA), El Pais (Espanha), CNN (EUA), La Nacion (Argentina), em redes sociais como Facebook, Myspace, Twitter, em sites das companhias aéreas TAM, American Airlines e Tap, entre outros.
De acordo com o diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos, o número de turistas que cada país emite ao Brasil é um dos motivos para a realização das campanhas em alguns mercados, como Estados Unidos, Espanha, Argentina, Portugal, Itália, Reino Unido, entre outros. “Mas os países considerados potenciais também entram nesta lista”, afirmou por e-mail o diretor.
Segundo ele, a Embratur ainda não realizou campanhas publicitárias no mercado árabe, mas tem um programa de relacionamento com esses países. Vasconcelos disse que o instituto esteve presente em maio deste ano, na feira Emirates Holidays World, realizada em Dubai.
Dois dias do evento foram destinados exclusivamente para profissionais do turismo vindos da Europa, África e Oriente Médio, e um dia para o público final, interessado em conhecer destinos para viajar. O diretor lembrou ainda que a companhia aérea Emirates Airline possui sete freqüências semanais entre São Paulo e Dubai.
A crescente utilização da web como fonte de informação e meio para compras de pacotes, passagens aéreas e outros serviços turísticos, foi um dos motivos que levou a Embratur a investir mais em mídias digitais.
Além da campanha, a Embratur lançou um novo site (www.brasilnetwork.tur.br), o Brazil Network, disponível em sete idiomas (português de Portugal, português do Brasil, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano), que oferece ferramentas que propõem a interação entre o usuário e inúmeras possibilidades de navegação para conhecer melhor o destino Brasil.
O novo site também disponibiliza um acervo de mais de seis mil imagens em alta definição, além de vídeos e uma área de downloads com arquivos que dão suporte para o profissional que promove o Brasil no exterior.