Rio de Janeiro – A Câmara de Comércio de Gaziantepe, na Turquia, venceu o prêmio de Melhor Projeto Não-Convencional, uma das categorias da Competição Mundial de Câmaras, cujos resultados foram divulgados na sexta-feira (14), durante jantar de encerramento do Congresso Mundial de Câmaras (foto acima).
A câmara turca ganhou com o projeto Syria Desk, uma estrutura com três funcionários na própria entidade para atender refugiados sírios e ajudá-los a serem inseridos no mercado de trabalho do país, dando todo tipo de orientação sobre negócios e empreendedorismo, oferecendo treinamento, direcionamento vocacional, aulas de turco e reuniões com partes interessadas. O secretário-geral da câmara de Gaziantepe, Hasan Baran Uçaner, recebeu o prêmio de € 3 mil (cerca de R$ 13 mil, pela cotação do dia). O executivo afirmou que o projeto busca a integração e a paz na região, e que o próximo passo é concentrar na força de trabalho das mulheres sírias.
O Catar estava entre os cinco finalistas do prêmio com o Programa de Negócios Nacional Domiciliar (NHBBP – National Home Based Business Program), que tem por objetivo auxiliar pequenos negócios a serem implementados. O público-alvo são jovens e mulheres.
Os projetos foram apresentados na quarta-feira (12). Entre os finalistas, estavam também o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA), a Câmara de Comércio de Moscou, na Rússia, a NSW Business Chamber, da Austrália.