São Paulo – A União Europeia deseja fazer uma parceria com o Egito para transformar a nação africana em um hub de energia local, disse o ministro do Petróleo do país, Tareq Al-Mulla (foto acima), em discurso no Fórum de Negócios em Energia Sustentável, realizado no Cairo. As informações foram divulgadas pela Kuwait News Agency (KUNA).
Na segunda-feira (23), Egito e União Europeia assinaram um memorando de entendimento para uma nova estratégia de cooperação no ramo da energia.
Para o comissário da UE para Ações de Clima e Energia, Miguel Arias Canete, o Egito tem grande potencial para se transformar nesse centro regional de energia. O bloco europeu, por sua vez, tem interesse em oferecer apoio financeiro e técnico, bem como transferência de conhecimento e tecnologia.
Segundo o ministro egípcio, o país está dando “passos sérios” para se tornar um centro regional de comércio de gás, energia e petróleo. Al-Mulla afirmou que a União Europeia é “um importante parceiro estratégico” para o Egito e sempre apoiou o país quando necessário.