São Paulo – A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu as inscrições para seu processo seletivo para refugiados para os cursos de graduação nos campi de São Carlos, Araras e Sorocaba. Os interessados têm até o dia 17 de outubro para se candidatar.
Para se inscrever, o candidato precisa comprovar sua condição de refugiado, por meio de documentação emitida pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare). A lista completa de documentos para a inscrição está detalhada no link http://www.vestibular.ufscar.br/refugiados/Edital_ProcSeletivoRefugiados2012.pdf. Os papéis devem ser enviados para a Pró-Reitoria de Graduação da UFSCar.
A universidade vai disponibilizar pelo menos uma vaga em cada um dos seus 57 cursos. Os nomes dos candidatos que tiverem as inscrições aceitas serão divulgados no site www.ufscar.br no dia 7 de novembro, com a indicação dos respectivos cursos e a data em que deverão comparecer pessoalmente à universidade para realizarem as avaliações. O processo seletivo para refugiados ocorre a parte do vestibular tradicional.
O conteúdo da avaliação será baseado no modelo utilizado nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando os currículos dos ensinos fundamental e médio, com questões relativas a quatro áreas: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. As provas são realizadas em português, mas não há necessidade de comprovar fluência na língua. Os nomes dos candidatos aprovados serão divulgados no dia 17 de fevereiro de 2012, no site da universidade.
A UFSCar oferece a refugiados a oportunidade de ingresso em seus cursos desde 2009. Atualmente, a universidade tem sete estudantes que entraram por este tipo de seleção. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8152 ou pelo e-mail covest@ufscar.br.

