São Paulo – A cidade não é muito grande. Moram ali menos de 20 mil pessoas e muitas delas na zona rural. O ambiente é tranquilo e pelas ruas vão e vem, quase sempre sem pressa, pessoas de cabelos claros e pele rosada. Nova Petrópolis é uma cidade no interior gaúcho, na serra do Rio Grande do Sul, povoada por imigrantes alemães. É um dos lugares charmosos do interior brasileiro indicado para quem busca turismo aliado a sossego. Nesta época do ano, de clima frio, Nova Petrópolis costuma atrair muitos visitantes, já que está bem perto, a menos de 50 quilômetros, das principais cidades turísticas da Serra Gaúcha, Gramado e Canela.
Muitos visitantes se hospedam nos municípios vizinhos, que são maiores, e se deslocam para Nova Petrópolis durante o dia para conhecer e fazer alguma atividade turística. A cidadezinha de cara germânica, no entanto, também dispõe de rede de hotelaria extensa. Só o site da Prefeitura indica 33 hotéis e pousadas. Também há um número grande de lugares para comer, entre os quais abundam os cafés coloniais, com delícias da panificação bem próprias para os dias frios, como as cucas, um tipo de pão doce popular no Rio Grande do Sul, cuja receita original é alemã. Também há restaurantes de comida alemã, italiana, entre outras especialidades.
A imigração alemã, aliás, deu a Nova Petrópolis uma cara charmosa, com várias construções de estilo germânico, misturadas a árvores espalhadas pela cidade e às residências majoritariamente horizontais. Em meio ao clima bucólico da cidade, no entanto, há o que fazer se o visitante é turista. Entre as atrações está o Labirinto Verde, um labirinto que fica na Praça das Flores, formado por ciprestes plantados em círculos, o Moinho Rasche, que faz farinha de milho e é aberto à visitação, e o Parque Aldeia do Imigrante, onde está registrada a história da imigração no município.
Nova Petrópolis tem ainda possibilidade de lazer junto à natureza, como pequenas quedas d’água e o Monte Malakoff, com paredões de pedra basáltica de mais de 100 metros de altura. No Ninho das Águias, uma rampa para voo livre a cerca de quatro quilômetros da zona urbana, são feitos voos de paraglider e realizados até campeonatos na área. Há ainda, espalhadas pela cidade, algumas pracinhas arborizadas, daquelas gostosas para sentar, bater um papo e até tomar um chimarrão, já que se está em território gaúcho.
A cidade tem agências de turismos e alguns roteiros, de acordo com as preferências do visitante: gastronômicos, de imigração, de aventura, entre outros. A paisagem da cidade é toda muito colorida em função da preocupação local com o plantio e o cultivo de flores. O município tem uma série de festivais no decorrer do ano e vale a pena conferir o calendário. Há desde a mostra de folclore até festa do figo, das malhas, da primavera, da Páscoa, do Natal, entre outros. O município fica a 100 quilômetros de Porto Alegre, a capital gaúcha.
Serviço:
Nova Petrópolis
Serra – Rio Grande do Sul – Brasil
Informações: http://www.novapetropolis.rs.gov.br/