São Paulo – Em um país onde não há salas de cinema e a produção de filmes é algo recente, a viagem de jovens a um país distante pode render uma boa história, e vai. O intercâmbio realizado por um grupo de estudantes da Arábia Saudita ao Brasil, no final do mês de junho, vai ser o tema de um documentário produzido pela jovem diretora saudita Bushra Al Eidy.
Bushra registrou todos os momentos do Fórum da Juventude Saudita Brasileiro, que trouxe um grupo de jovens do país árabe para participar de uma série de encontros e debates sobre temas como combate à pobreza, meio ambiente e organização de grandes eventos, em São Paulo, Manaus e Rio de Janeiro.
"Este documentário é parte de uma série", conta a diretora. "Em cada país que visitamos, fazemos um trecho, para que possamos colocá-los todos juntos, em um único filme, sobre diálogos interculturais", explica.
Os jovens já haviam passado pela China e deverão visitar ainda Índia, Alemanha e Coréia do Sul. Antes de virar uma produção única, com os trechos dos demais países, o registro da viagem ao Brasil vai ser editado como um documentário de 15 minutos. Após todas as viagens, o filme final deverá ter uma hora de duração.
"No Brasil eu encontrei muitas cores, muitos espíritos, muita diversidade", diz Bushra. "O Brasil é um país, mas parece um continente. O Rio é mais turístico, São Paulo é mais industrial, o Amazonas tem uma natureza virgem. Então, basicamente, você vê de tudo", relata a diretora sobre suas impressões do país.
Para o filme, Bushra diz que os diversos eventos dos quais os jovens participaram deram movimento às cenas. "Tudo girou muito em torno de ações, a todo o momento. Você se sente vivo quando há muita ação", destaca.
Sobre sua carreira, a diretora relata que estudou Administração, trabalhou no setor hoteleiro, no qual viajava bastante e, há alguns anos, decidiu se dedicar à produção de filmes, montando uma pequena empresa, na qual trabalha com o marido Bader Alhammoud. Ela se diz fã do cinema brasileiro e entre seus filmes preferidos estão Central do Brasil e Cidade de Deus.
Bushra espera finalizar o filme sobre o Brasil ainda este mês. Quando estiver pronto, vai poder ser assistido no site do Ministério das Relações Exteriores saudita e também será exibido no canal de documentários Al Ikhbaria.
Para quem quiser conhecer melhor o trabalho de Bushra, ela mantém alguns trailers de suas produções no site www.vimeo.com/bfilms.

