São Paulo – As histórias dos imigrantes libaneses e sua integração à vida no Brasil são o tema do documentário Tirando os véus: a distância entre dois mundos, que está sendo produzido pela diretora paulistana Rose La Creta. A ideia do filme nasceu no início dos anos 90, quando ela visitou o Jardim Árabe, uma casa de cultura em Copacabana, no Rio de Janeiro. A partir daí, a cineasta se encantou pela trajetória dos árabes no Brasil.
"Comecei a dimensionar a riqueza da cultura árabe. Então, passei a pesquisar e entender a relação do Oriente Médio com o Brasil e a tratar da imigração libanesa no país", conta La Creta. "Achei que fazer um filme sobre a comunidade libanesa seria importante porque é uma comunidade muito expressiva no país. Essa contribuição libanesa ao Brasil é inestimável", afirma.
O filme começa com as memórias de La Creta em visita à casa de cultura na praia carioca. Mesclando ficção e entrevistas reais, Tirando os véus aborda aspectos históricos e sociais da presença libanesa no Brasil. Os atores Othon Bastos e Norma Bengell integram a parte de ficção do filme. Na direção de fotografia, o documentário conta com o argelino Mustapha Barat.
As entrevistas incluem membros comuns da comunidade libanesa do Brasil e nomes conhecidos, como as escritoras Rose Marie Muraro e Joumana Haddad. O escritor libanês Amim Maalouf também faz parte do filme. "Ele fala sobre a coexistência de pessoas de diferentes etnias e religiões em um mesmo país e como o Brasil é um exemplo para o mundo", diz.
O consulado libanês no Rio de Janeiro está apoiando a produção do documentário, ajudando na marcação de entrevistas com outros nomes famosos do Líbano. "O Ziad Itani, novo cônsul-geral aqui no Rio, tem se empenhado muito para que o filme se desenvolva e seja concluído", destacou.
A relação de La Creta com o consulado libanês é antiga. Em 2002, ela organizou o evento "Mosaicos do Líbano", no qual trouxe a cineasta libanesa Jocelyne Saab para dar palestras e o maestro e compositor Gabriel Yared, para realizar workshops na capital carioca.
Tirando os véus começou a ser produzido no último semestre do ano passado. La Creta espera poder lançá-lo em 22 de novembro, data comemorativa da independência do Líbano. Orçado em R$ 1,7 milhão, a obra está captando recursos para ser completada. "Espero que os empresários brasileiros de origem libanesa se sensibilizem com o projeto", destaca a diretora.
Antes mesmo de estar pronto, o documentário já despertou interesse de exibição do canal Globosat, no Brasil, e de distribuição do grupo Empire, no Líbano.
Quem quiser ver uma prévia do documentário pode acessar o link http://vimeo.com/55630325. Para ver o vídeo, é preciso digitar a senha devoiler.