São Paulo – O dia em Bonito, município turístico do Mato Grosso do Sul, amanhece com jeito meio caipira. Nada de barulho de buzinas de carros ou gente andando apressada. A maioria das ruas é asfaltada, mas dá para encontrar estradinhas de terras nas beiradas da cidade, gente falando de modo simplório e até ouvir galo cantando, dependendo de quão longe do centro você se instalou. E é nesse ambiente, meio interiorano e com cheiro de mato, que é possível ter um dia cheio de aventuras ecoturísticas. Mas não precisa ter pressa. Se você tiver dois ou três dias para ficar por lá, dá para ver e fazer quase tudo sem agenda apertada.
Nadar em rio límpido ao ladinho de um peixe Dourado, Pacú ou Pintado é uma das atividades mais encantadoras que dá para fazer em Bonito. Entre os rios mais famosos estão o Prata, Olho d’água e Sucuri. Mas não pense que é só chegar lá, se atirar na água e pronto. Os rios ficam dentro de fazendas que têm toda uma infraestrutura para receber os turistas. Elas disponibilizam roupas e aparelhos de mergulho, levam os visitantes até a margem e os acompanham durante o passeio. Se a companhia não for barulhenta, dá para ouvir os sons de pássaros, do estalar do mato entre uma flutuada e outra no rio cristalino.
Nas mesmas fazendas que oferecem a flutuação no rio é possível, depois da jornada aquática, comer um almoço farto, com comida campeira e depois descansar em uma rede armada entre as árvores que ficam por ali. Um gato poderá passar ali por perto, esfregar o rabo nas suas pernas. Talvez o papagaio da casa fale demais e não te deixe cochilar ou uma galinha ande por ali recolhendo um petisco no chão. O clima, nestes locais, costuma ser mesmo de campo, com direito a estábulo com cavalos e potreiros repletos de vacas e bois na vizinhança da casa.
Outra atração de Bonito e seus arredores é a visita às grutas de rocha calcária. A mais famosa é a Gruta do Lago Azul, onde fica um lago de águas azuladas. Ao chegar lá é preciso descer cerca de cem metros para ver de perto a água, com cerca de 90 metros de profundidade. No caminho, algumas paradas para ver os espeleotemas ou estalagtites, que são as pequenas esculturas que se formam, no teto e laterais da rocha. Para os mais corajosos há a caverna do Abismo Anhumas, que oferece rapel. Mas a fenda de entrada do local é estreita e a aventura grande: são 75 metros de descida. A recompensa é a vista da água azul e límpida lá embaixo.
Em Bonito ainda dá para cavalgar ou caminhar em trilhas no meio do mato, fazer rapel na Boca da Onça, um vale verde com direito à vista de uma queda d’água com profundidade de 90 metros, e mesmo tomar banho de cachoeira, com direito a pedras de localização estratégica para pulos na água cheios de adrenalina. Isso sem falar das demais facilidades turísticas da cidade, como a presença de restaurantes especializados em peixes, lojas com souvernirs sobre Bonito e agências especializadas em passeios e com guias atenciosos.
A beleza de Bonito e sua diversidade natural podem ser explicadas pela localização geográfica do município, que fica na Serra da Bodoquena, onde se conectam os biomas da Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. A necessidade de preservação do meio ambiente, aliás, costuma estar na ponta da língua dos guias das agências e fazendas. No rio, por exemplo, se pede que os movimentos não sejam bruscos – por isso a flutuação em vez do nado ou mergulho – para que se toque o menos possível o solo e assim a água fique límpida. A fauna da região é formada principalmente por pássaros, capivaras, borboletas e jacarés do papo amarelo.
Hotéis também não faltam em Bonito. Há desde opções baratas, de acomodações simples, até pequenas pousadinhas aconchegantes e hotéis de infraestrutura completa, como piscina, quadras de esportes, restaurante e sala de jogos. O hotel pousada Águas de Bonito é um destes de estrutura ampla. Os apartamentos ficam espalhados por um jardim bem cuidado, ao redor das piscinas, e as opções do local incluem choupana com redes para descanso (redário), piscina convencional e com hidromassagem, sala de televisão, lareira, cantinho da leitura, pista de corrida com 350 metros, entre outras comodidades. No melhor estilo sossego e aventura.
Hotéis:
Hotel Pousada Águas de Bonito
Site: www.aguasdebonito.com.br
Telefone: +55 (67) 3255 2330
Hotel Paraíso das Águas
Site: www.paguas.com.br
Telefone: +55 (67) 3255 1296
Informações:
Prefeitura Municipal de Bonito
Site: www.bonito.ms.gov.br
Telefone: +55 (67) 3255 1351