São Paulo – Quais as similaridades entre a arquitetura do bairro do Brás, em São Paulo, e a arquitetura islâmica do Cairo, capital do Egito? Um tour inédito pelo bairro paulistano vai responder essa e outras perguntas. Com inscrições abertas, o roteiro Cairo, São Paulo, Nós: Patrimônios Entrelaçados inclui caminhada pelo Brás com extensão para a Mesquita do Brás. O passeio é gratuito e acontece neste domingo (21), das 10 horas ao meio-dia.
A imigração árabe no Brasil é um dos principais fatores para a grande influência da cultura árabe na cultura brasileira. Com isso, nota-se um espelhamento entre cidades de países em desenvolvimento, como São Paulo e o centro histórico do Cairo, considerado Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco. Inspirado no Brás como uma das regiões centrais mais importantes da cidade, dotada de um grande centro comercial cheio de cultura e história, o roteiro passa por ruas que receberam e ainda recebem imigrantes do mundo todo.
A professora doutora Tania Miotto, que dá aula de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo e de Restauro e Patrimônio Histórico na Universidade Anhembi Morumbi, conduzirá o tour ao lado do arquiteto Leandro Alexandre, que participou do intercâmbio voluntário da Aiesec, no Egito, com um projeto que envolvia a arquitetura islâmica, em que ele realizava tours ao ar livre pela Cairo antiga ao lado de uma coordenadora egípcia.
Na época do intercâmbio da Aiesec, Alexandre disse à ANBA que tinha interesse em iniciar uma pesquisa sobre as inter-relações entre a cultura árabe e a brasileira reveladas pela arquitetura. O tour no domingo será o primeiro reflexo dessa pesquisa. “Vamos falar bastante sobre a cultura árabe e sobretudo que São Paulo e Cairo têm em comum”, disse Alexandre.
O tour faz parte da Jornada do Patrimônio, um evento anual realizado pela Secretaria de Cultura da prefeitura de São Paulo, por meio do Departamento do Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Programação Cultural, que tem como objetivo aproximar a população com o seu patrimônio histórico. Realizada desde 2015, a jornada ocorre tradicionalmente no terceiro final de semana de agosto, com atividades no sábado e no domingo. Este ano, o tema da jornada é “Tão perto, tão longe”.
Serviço
Tour “Cairo, São Paulo, Nós: Patrimônios Entrelaçados”
Roteiro Jornada do Patrimônio 2022
Domingo, 21 de Agosto
Das 10h às 12h
Encontro: Praça Agente Cícero (na saída da Estação Metrô Brás)
São Paulo
Inscrições abertas