São Paulo – Divulgar e ensinar o estilo da Dança Árabe Moderna. Esse é o objetivo da bailarina de dança do ventre Déborah Valério, que ganhou destaque com a modalidade nos países árabes nos cinco anos em que viveu no Oriente. Seu primeiro passo no Brasil será a promoção do workshop “Conhecendo e dançando o estilo Libanês (Árabe Moderno)”, que será realizado no dia 24 de agosto, em São Paulo.
Déborah, que voltou em abril do Oriente Médio após ter trabalhado em diversos restaurantes e hotéis de luxo nos Emirados Árabes Unidos, Catar, Barhein, Tunísia, Marrocos, Líbano e Síria, afirmou que atualmente a Dança Árabe Moderna é a mais praticada nesses países. “É interessante, porque isso é uma tendência agora”, disse.
Segundo a bailarina brasileira, nascida em São José dos Campos, interior de São Paulo, esse estilo de dança é uma mistura de diversas técnicas. “É mais dinâmica e tem influência de passos de jazz e da dança clássica moderna. [Ela] foge do estereotipo egípcio”, explica Déborah, que adotou esse estilo nos países árabes e agradou o público. De acordo com ela, a Dança Árabe Moderna possui movimentos maiores.
O workshop que será ministrado pela bailarina terá uma parte teórica, com conteúdo sobre a dança e dicas para as bailarinas sobre conduta e estrutura de show. Já a parte prática vai contar com alongamento e aquecimento, técnicas de quadril com seqüência, deslocamentos e giros e a utilização da cabeça e cabelos em movimento. As participantes também vão poder usar a criatividade para desenvolver a dança com influência de outros estilos, como jazz, axé e samba.
O curso, que terá duração de quatro horas, é voltado para estudantes e bailarinas de dança árabe com conhecimento intermediário. Déborah recomenda levar um par de sapato alto, véu e um caderno para anotações.
Um sonho realizado
Que bailarina brasileira de dança do ventre não sonha em dançar no mundo árabe? foi em 2002 que Déborah começou a viver esse sonho. Um empresário libanês, radicado no Brasil, conheceu seu trabalho e propôs um trabalho temporário a Déborah. “Tinha muita vontade de fazer carreira internacional e sempre foi um grande objetivo e sonho ir para os países árabes”, afirmou a bailarina, que começou a dançar aos sete anos de idade.
Segundo Déborah, antes de sair do país, ela já dava aulas de dança do ventre em diversas academias e espaços culturais em São Paulo, onde também dirigiu e fez coreografias para shows de dança. Além de São Paulo, ministrou workshops na Argentina e Bolívia. Seu primeiro convite para trabalhar nos países árabes surgiu com 19 anos de idade, mas Déborah conta que não estava preparada e decidiu esperar mais uns anos.
Nos cinco anos e meio em que morou no mundo árabe Déborah trabalhava todos os dias. “Todo dia à noite tinha show”, disse ela, que se arrumava sozinha e dançava por quase duas horas diariamente. Segundo a bailarina, os trabalhos eram temporários, ela ficava no máximo três meses em cada hotel. “No começo foi bem difícil me adaptar”, disse a dançarina, que foi para lá sem falar árabe.
Déborah viajou para o Oriente Médio com 15 trajes de roupas de dança do ventre e muita vontade. Uma vez por ano ela vinha visitar a família no Brasil. “Era muito desgastante”, afirmou. Segundo ela, atualmente existem cerca de 20 bailarinas brasileiras com contrato temporário nos países árabes. Muitas não agüentam ficar muito tempo e voltam. Para aquelas que ainda não realizaram seus sonhos, Déborah aconselha se informar bastante sobre as condições que vão trabalhar e ter, pelo menos, o inglês fluente. “E dedicar-se muita à dança”, completou.
Serviço
Workshop: Conhecendo e dançando o estilo Libanês (Árabe Moderno)
Data: 24 de agosto
Carga horária: 4 horas. Das 10 às 12 horas e das 13h30 às 15h30
Local: Estúdio de dança do ventre Elis Pinheiro
Endereço: Rua Arthur de Azevedo, 551 – Pinheiros – São Paulo
Valor: R$ 130,00
Mais informações: (12) 9773-2391 ou (12) 9712-2404
Site: www.deborahvalerio.com.br